Céu laranja: dia vira noite na Califórnia por causa de incêndios; assista

Milhares de hectares foram queimados na Califórnia, em Washington e em Oregon; neste último, governadora diz que pode ter "maior perda de vidas."


0
Foto: Reprodução / Twitter

O céu de parte da Costa Oeste dos Estados Unidos ficou laranja nesta quarta-feira (9), por causa dos incêndios florestais que atingem há semanas os estados da Califórnia , Oregon e Washington. Na região da Baía de São Francisco, o sol foi encoberto pela fumaça das chamas e pela neblina matinal, dando à paisagem um aspecto alaranjado escuro e causando a impressão de que ainda era noite, embora já fosse de manhã. Os postes da cidade precisaram ficar ligados ao longo do dia e os carros tiveram que acender os faróis — o mesmo aconteceu em outros municípios da região.

O fenômeno que deixou o céu da Califórnia laranja é comum em regiões próximas a grandes incêndios. Isso acontece porque partículas de fumaça começam a se assentar e bloqueiam os raios solares. Essa é uma das consequências dos diversos focos de queimadas que vêm se espalhando rapidamente pelos três estados americanos, destruindo casas e forçando milhares de pessoas a deixarem a área.

Pelo Twitter, o Serviço Nacional de Meteorologia da Baía de São Francisco informou que a tendência é que o céu fique ainda mais escuro e a qualidade do ar piore à medida que mais fumaça suspensa na atmosfera desça.

Assista:

 

Cidades destruídas

Embora os incêndios florestais sejam comuns na Califórnia durante o verão no Hemisfério Norte, a temporada deste ano já é a mais grave da história moderna do país, quando medida em área queimada.

Mais de 1 milhão de hectares de florestas foram destruídos na Califórnia este ano — quase 20 vezes o que havia queimado nesta mesma época no ano passado — e houve mais 2.650 focos de incêndios do que em 2019.

Céu da Califórnia ficou nublado com uma cortina de fumaça que deixou o dia com o céu alaranjado (Foto: Reprodução / Twitter @chrisarnold)

Fonte: IG – Último Segundo 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui