Cheeseburger, xis e bauru: o jeitinho brasileiro na comida americana

O hambúrguer surgiu na Alemanha, na época das Cruzadas, e de uma maneira inusitada. Confira os detalhes e aprenda uma receita especial de Bauru com o médico e gourmet Marcos Frank no quadro "Direto Ao Ponto".


1

O hambúrguer surgiu na Alemanha, na época das Cruzadas, e de uma maneira inusitada. Inicialmente eles colocavam a carne, que era muito dura, embaixo da sela do cavalo. A ideia era amaciá-la, e aí ela começou a ficar moída. Depois era só comer com um pão e foi assim que ela atravessou os séculos no território que hoje seria a Alemanha. Mas a criação ganhou fama depois de desembarcar nos Estados Unidos. A imigração alemã para o Novo Mundo na segunda metade do século 19 foi responsável por trazer o rústico bife hamburguês para a América. Mas o hambúrguer não era consumido do jeito que é hoje. Ele nasceu como a carne, apenas.


ouça o quadro

 


Na mesma época o cachorro-quente veio para a América com o nome de Frankfurter. Como era uma comida barata, rapidamente ganhou milhares de consumidores, os trabalhadores norte-americanos, que precisavam da energia de um alimento e com rapidez.

O interesse pela comida foi tanto que foi o estopim para o nascimento das redes de fast-food. A primeira rede de lanchonetes nasceu em 1921 e chama-se White Castle, fundada em Wichita, no Kansas.

No Brasil, as lanchonetes especializadas em hambúrguer chegaram em 1952, no Rio de Janeiro, pelas mãos do tenista norte-americano Robert Falkemburg. Havia como nos Estados Unidos o hambúrguer e sua versão com queijo, o cheeseburguer.

“Xis” foi o jeito que o brasileiro achou de escrever o cheese, que em inglês é queijo. Com a popularização do lanche, o jeito mais fácil encontrado pelos donos de lanchonetes para reproduzir a pronuncia da palavra cheese, foi simplesmente escrever o “X”, logo “X” corresponde sempre ao queijo e o codinome, por exemplo, Burger, a carne principal do lanche. Foi assim que surgiu o X-file,o X-salada, o X-bacon, o X-coração e outras incríveis combinações da criatividade brasileira, como o X-strogonoff, que conseguiu reunir num único sanduiche a tradição americana a tradição brasileira.

Bauru, o sanduíche brasileiro

Já aversão brasileira de um sanduíche com carne nasceu pelas mãos de Casimiro Pinto Neto. Ele foi um radialista que, em 1931, ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo de São Francisco, onde era conhecido pelo apelido de Bauru.

Como frequentador habitual do Ponto Chic na capital paulista em uma noite de 1936, atrasado para uma partida de sinuca, ele pediu a um funcionário do local para montar o famoso lanche pela primeira vez.

“Era um dia que eu estava com muita fome. Cheguei para o sanduicheiro Carlos e falei para abrir um pão francês, tirar o miolo e botar um pouco de queijo derretido dentro. Depois disso, o Carlos já ia fechando o pão eu falei: ‘calma, falta um pouco de albumina e proteína nisso’. Eu tinha lido em um livreto de alimentação para crianças, da Secretaria de Educação e Saúde que a carne era rica nesses dois elementos. Então falei para botar umas fatias de rosbife junto com o queijo. E já ia fechando de novo quando eu tornei a falar: falta vitamina, bota aí umas fatias de tomate. Este é o verdadeiro Bauru”, disse Casemiro em depoimento publicado enquanto vivo. Ele morreu em dezembro de 1983, aos 69 anos.

Receita de Bauru

Câmara Municipal de Bauru – P. 12648/98 LEI NÚMERO 4314 DE 24 DE JUNHO DE 1998, autoriza o Poder executivo a tomar as Medidas necessárias para o registro do “Sanduíche Bauru”.

Artigo 1 – ENG. ANTÔNIO IZZO FILHO. Prefeito Municipal de Bauru, Estado de São Paulo, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte lei:
Com o objetivo de manter inalterada a receita original do Sanduíche Bauru, fica o poder Executivo autorizado a tomar todas as medidas necessárias para o registro do Sanduíche Bauru, como produto idealizado por um bauruense

Artigo 2 – Para fins desse registro deverão ser considerados:

a) que a origem desse sanduíche deu-se na cidade de São Paulo, precisamente no Restaurante Ponto Chic, localizado no largo do Paissandu, por iniciativa do bauruense Casemiro Pinto Neto, conhecido como “o Bauru”, quando estudante de direito do Largo do São Francisco, que sugeriu a confecção do primeiro sanduíche com a receita por ele formulada.

b) a receita, constituída com os seguintes ingredientes: pão francês, fatias de rosbife, tomate em rodelas, picles de pepino em rodelas, mussarela, orégano, água e sal.

c) a maneira de fazer o sanduíche é a seguinte: corta-se o pão francês ao meio e retira-se o miolo da parte superior, como se fosse uma pequena canoa; na metade inferior, colocam-se as fatias frias de rosbife e sal a gosto; por cima, distribuem-se algumas rodelas de tomate e pepino, polvilhando com orégano a gosto; à parte, coloca-se um pouco de água numa frigideira. Quando ferver, coloca-se a mussarela a ser derretida; retira-se a mussarela da água e coloca-se na metade da canoa da parte superior do pão, unindo-se as duas partes. O calor da mussarela vai aquecer os ingredientes da outra metade.

d) preservar a iniciativa do Senhor José Francisco Júnior, o “Zé do Skinão”, proprietário do Bar do Skinão, localizado na confluência da Rua Rio Branco com Rua Júlio Maringoni, que manteve o hábito de fazer sempre o sanduíche, observando a receita de seu idealizador;

e) perenizar a “Festa do Sanduíche Bauru”, idealizada pelo Vereador Sérgio Purini e realizada anualmente na Praça Rui Barbosa.

Artigo 3 – As despesas necessárias para o registro proposto no artigo 1 desta lei serão atendidas com dotações próprias de orçamento vigente, suplementadas se necessário.
Bauru, 24 de Junho de 1998

Iniciativa do vereador José Eduardo Fernandes Ávila.

Marcos Frank, médico e gourmet. Confira as receitas na página do Instagram: @hungryp@2020!

 

1 comentário

  1. multi ferramentas de marketing digital
    trabalhe com email marketing,sms,whatsapp
    marketing,facebook marketing,twitter marketing,sistemas
    visitas para seu site, promover sites marketing, youtube
    marketing,Linkedin Marketing,Instagram Marketing
    publicidades sem barreiras marketing digital aqui acesse!!
    otima oportunidade de negócios não percam !!
    Site : https://bit.ly/3kymIxR
    Contato Receber Material
    Telegram: MktMidia
    alcance seu publico negocios marketing de sucesso

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui