Chefe do serviço secreto britânico diz que Rússia perdeu capacidade de espionagem

Richard Moore acredita que mais de 400 oficiais de inteligência russos foram expulsos da Europa


0
Foto: Wikimédia

O chefe do serviço de inteligência estrangeiro do Reino Unido acredita que a Rússia está perdendo força em sua invasão da Ucrânia e perdeu sua capacidade de espionar na Europa “pela metade” após a expulsão de mais de 400 oficiais de inteligência russos de cidades em toda a Europa e a prisão de vários espiões disfarçados se passando por civis.

Durante o Fórum de Segurança de Aspen, Richard Moore, chefe do MI6, disse que desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro, os países europeus expulsaram “cerca de 400 oficiais de inteligência russos que operam sob cobertura diplomática” em todo o bloco. Neste sentido, Moore acredita que, no Reino Unido, isso provavelmente reduziu pela metade a capacidade de espionagem da Rússia na Europa. O chefe do serviço de inteligência acrescentou que vários “ilegais”, ou espiões russos operando sob cobertura profunda e disfarçados de civis comuns, também foram expostos e presos nos últimos meses.

Questionado se a guerra na Ucrânia tornou a Rússia um “ambiente rico em alvos” para o Reino Unido e seus aliados recrutarem ativos em potencial, Moore disse apenas que “é nossa esperança” que os russos nos serviços diplomáticos e de inteligência “refletem sobre o que eles estão testemunhando na Ucrânia” e decidem “contra-atacar o sistema”, como muitos fizeram durante a Primavera de Praga em 1968.

Moore também repetiu o que o diretor da CIA, Bill Burns, disse no fórum na quarta-feira sobre a saúde do presidente russo, Vladimir Putin: “Não há evidências de que Putin esteja sofrendo de graves problemas de saúde”. Burns disse ao fórum que os EUA acreditam que Putin é “inteiramente saudável demais”, apesar dos rumores e especulações de que ele pode estar doente.

Fonte: CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui