Chega a 29 o número de casos positivos de dengue em Bom Retiro do Sul

Um frigorífico desativado foi identificado como um dos principais criadouros do mosquito


0
Foto: Tiago Silva

O município de Bom Retiro do Sul já tem 29 casos de dengue, incluindo uma paciente em estado grave, confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) nesta quinta-feira (15). A informação é do prefeito Edmilson Busatto. Segundo ele, com os exames realizados em laboratórios particulares, o número de casos positivos pode ultrapassar os 50.
Busatto reconhece que “com uma atenção muito voltada à Covid-19, a gente talvez deixou um pouquinho de lado essas questões”. O prefeito explica que o hospital, até descartar a possibilidade de ser coronavírus, pela semelhança dos sintomas, demorou cerca de uma semana no processo.


ouça a entrevista

 


Assim que a administração municipal tomou conhecimento da situação, organizou o trabalho em busca do tempo perdido. O prefeito destacou equipes das secretarias de Saúde, Agricultura, Obras e Esporte para o combate ao mosquito da dengue.

Busatto conta que foi realizada uma visita técnica da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) em um dos pontos considerados foco de proliferação do mosquito, que fica em um frigorífico desativado no Bairro São João. A estrutura conta com duas grandes lagoas de água. Elas foram esvaziadas, e os técnicos aplicaram um produto para matar o mosquito. Um grande número de casos de pacientes com dengue foi registrado em moradores da região próxima ao frigorífico.

Desde a semana passada, além do recolhimento normal de lixo, a prefeitura intensificou a retirada de materiais como móveis e entulhos depositados nas ruas. “A colaboração de todos é importante, e não deixar somente para o poder público”, pede Busatto.

Texto: Tiago Silva
web@independnete.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui