A cheia do Rio Taquari, que alcançou 24 metros e 36 centímetros à 1h15min desta sexta-feira (09), fez com que 203 famílias fossem retiradas de casa, nos municípios de Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Estrela e Lajeado. São 80 famílias desabrigadas e 123 desalojadas, que estão na casa de amigos, parentes ou no pavimento superior do imóvel. A enchente também provocou a interdição de ruas, que começaram a ser desobstruídas com a diminuição do volume do rio.

Arroio do Meio

Cinquenta famílias estão fora de casa, em Arroio do Meio. São 12 desabrigados, que foram levados para o Ginásio Municipal do Bairro Glória, e 38 desalojados. O total de pessoas removidas é de 149. O retorno para casa começará neste sábado (10).

O município havia decretado situação de emergência por conta das chuvas e da cheia dos rios Taquari e Forqueta no final de maio. Naquela oportunidade, uma família precisou ser deslocada. O estrago provocado nas vias foi calculado em R$ 2 milhões. Com a nova ocorrência, foram estipulados mais R$ 400 mil em prejuízos.

Bom Retiro do Sul

Apenas uma família que reside no Centro precisou ser deslocada. Ele está abrigada no ginásio do Bairro São Francisco. A volta para casa deve ocorrer na próxima segunda-feira.

Cruzeiro do Sul

Nove famílias foram abrigadas no ginásio do Bairro Vila Célia e 12 estão na casa de amigos e parentes. Outras 10 famílias teriam saído de casa por conta própria, conforme o vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil, João Dullius. São nove desabrigados e 22 desalojados, o que resulta em 31 remoções. Ainda não há previsão de retorno.

Estrela

A cota de inundação do Rio Taquari obrigou a retirada de 52 famílias. Doze foram levadas para o ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Odilo Afonso Thomé e 40 estão desalojadas, na casa de amigos e parentes. A volta para casa deve ocorrer na segunda-feira.

Lajeado

Cidade com maior número de remoções no Vale, Lajeado contabiliza 69 famílias retiradas de casa. São 46 desabrigadas e 23 desalojadas. Trinta famílias foram levadas para o Centro Esportivo Municipal Mário Lampert, no Bairro São Cristóvão, e 16 para a sede da Associação dos Moradores do Montanha. Pelo menos 35 cães estão no Parque do Imigrante.

A diminuição das águas já permitiu que duas famílias voltassem para casa, nesta sexta-feira. Todas as remoções devem ocorrer durante o fim de semana, conforme previsão do coordenador da Defesa Civil municipal, Heitor Hoppe.

Bloqueios

Além de retirar famílias, a cheia do Taquari provocou o fechamento de diversas vias na região. Em Lajeado, permanece o bloqueio nas ruas João Abott, Décio Martins Costa; Pedro Petry e na Av. Beira Rio.

A passagem segue obstruída na ERS-129, que liga Estrela a Bom Retiro do Sul, via Arroio do Ouro, e também em direção a Vila Mariante.

Das sete vias que foram trancadas em Arroio do Meio, apenas a Rua São José segue fechadas. A previsão de liberação é para a noite desta sexta-feira.

Pelo menos 44 vias de Estrela foram interceptadas. Cerca de 20 liberações já foram realizadas pela Defesa Civil do município. Confira as vias que ainda estão bloqueadas:

– Rua Albino Francisco Horn;
– Estrada Municipal da Cascata;
– Travessa Muller (Novo Paraíso e São Jacó);
– Estrada Nicolau T Hoss (próximo à Tangará Foods);
– Rua João Lino Braun;
– Rua Mathias Petter Sobrinho;
– Estrada da Divisa (São Jacó e Linha Wink);
– Rua Pedro Balduíno Finck; Rua Olinda Mallmann;
– Estrada Municipal Antônio Barth (RS129);
– Rua Arnaldo J Diel (fundos do Parque Princesa do Vale);
– Rua Princesa Isabel (Biarro Imigrantes);
– Rua São Roque (Marmitt);
– Rua Francisco Marmitt;
– Rua dos Marinheiros (Poço da Corsan);
– Rua Tiradentes (ponte baixa do Oriental);
– Rua Joaquim Nabuco;
– Rua Coronel Flores (interdição da ponte para o Cemai);
– Rua Isidoro Schuh, RS 129 Linha Arroio do Ouro;
– Rua Carlos Barbosa;
– Rua Jacb Hallmann;
– Rua João Alberto Rohenckol;
– Rua André Edy Eidelwein, Rua Princesa Isabel;
– Rua Antônio Horn;
– Travessa da Chacará IV;
– Rua Centenário;
– Rua Gabriel Aloísio Mallmann;
– Rua Marinheiros;
– Rua Claudino Augusto Horn;
– Rua Coronel Flores Leste;
– Rua Gernot Costa;
– Ernesto Alves – Centro;
– Jacob Horn – Cristo Rei;
– Rua Centenário. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui