China anuncia primeira caminhada espacial com a presença de uma mulher

Tiangong, que significa "Palácio celestial", é o avanço mais recente no esforço da China para virar uma potência espacial


0
Astronauta Wang Yaping irá integrar missão Shenzhou-13 (Foto: AFP)

A astronauta Wang Yaping se tornou a primeira mulher chinesa a fazer uma caminhada espacial, que teve como objetivo dar prosseguimento à construção da estação espacial Tiangong, anunciaram nesta segunda-feira (8) as autoridades do país asiático. A piloto e coronel do exército de 41 anos é integrante da missão Shenzhou-13, lançada em outubro.

Tiangong, que significa “Palácio celestial”, é o avanço mais recente no esforço da China para virar uma potência espacial, depois de enviar um veículo a Marte e sondas à Lua. O módulo central da estação entrou em órbita este ano e deve estar operacional em 2022.

Wang e seu colega Zhai Zhigang saíram do módulo no domingo à noite. O objetivo de ambos era instalar um aparelho de suspensão e conectores de transferência.

“Isto marca a primeira atividade extraveicular da tripulação da Shenzhou-13 e também é a primeira caminhada na história espacial chinesa com a participação de uma mulher astronauta”, afirmou a a Agência Espacial Chinesa em um comunicado. “O processo foi tranquilo e um sucesso”, completou a agência.

Fonte: Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui