Chuva de meteoros terá pico de visibilidade nos próximos dias: saiba como assistir no RS

Segundo observatório, chuva Delta Aquáridas deve registrar 20 a 25 meteoros por hora


0
Imagem sobreposta mostra queda de meteoros durante chuva Delta Aquarídas no RS — Foto: Divulgação/Observatório Espacial Heller&Jung

A chuva de meteoros Delta Aquáridas acontece entre julho e agosto, e terá maior visibilidade no céu do Rio Grande do Sul nesta semana, de acordo com o Observatório Espacial Heller & Jung, de Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O pico será entre quarta (28) e quinta-feira (29), segundo Carlos Fernando Jung, proprietário do observatório e diretor Região Sul da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon). A chuva iniciou em 14 de julho e vai até 18 de agosto. Veja vídeo acima. É formada por fragmentos do cometa 96P/Maccholz, e poderá registrar de 20 a 25 meteoros por hora.

Como assistir à chuva de meteoros

O observatório orienta a olhar em direção nordeste, a partir da meia-noite, nos dias de pico de visibilidade, que serão marcados por poucas nuvens, mas bastante frio. A chuva será melhor visualizada às 3h. Segundo Jung, será mais visível principalmente no Hemisfério Sul. Imagens captadas pelo observatório, sobrepostas, mostram a queda dos meteoros nos últimos dias. A chuva de meteoros também é avistada de outros estados, como Sergipe.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui