Ciclone tropical Grace segue para o Haiti após terremoto devastador

Centro meteorológico do país alertou para possíveis inundações repentinas e possíveis deslizamentos de terra nas próximas horas. Terremoto ocorrido no sábado deixou ao menos 1,3 mil mortos e 5,7 mil feridos


0
Moradores observam casas que desabaram com o terremoto em Les Cayes, no Haiti (Foto: Ralph Tedy Erol/Reuters)

A depressão tropical Grace está se dirigindo para o Haiti, que sofreu um terremoto de magnitude 7,2 no sábado (14), onde pode causar fortes chuvas nas próximas horas, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) nesta segunda-feira (16) em seu último relatório.

Grace está localizada a cerca de 200 km a leste de Porto Príncipe, a capital do Haiti, e está se movendo para oeste a cerca de 24 km / h, com ventos máximos sustentados de 55 km / h e rajadas mais fortes, disse a agência.

O centro do ciclone “passará perto da costa sul de São Domingos – a ilha compartilhada por Haiti e República Dominicana – hoje e esta noite”, disse o NHC, com sede em Miami, no sudeste dos Estados Unidos.

Há previsão de chuvas entre 127mm e 254 mm no sul do Haiti e na República Dominicana, com máximos isolados de 381 mm, segundo a mesma fonte.

“Essas fortes chuvas podem produzir inundações repentinas e urbanas e possíveis deslizamentos de terra”, alertou o centro meteorológico.

Pelo menos 1.300 pessoas morreram e 5.700 ficaram feridas no terremoto que atingiu o sudoeste do Haiti no sábado, deixando milhares de moradores desabrigados.

Grace passará por Jamaica, Cuba e Ilhas Cayman entre terça e quarta-feira, segundo a trajetória prevista pelo NHC.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui