Cidade da Coreia do Sul vai pagar R$ 500 mil a casal que tiver três filhos

Changwon está criando medidas para enfrentar o declínio populacional.


0
Famílias passeiam em ponte na cidade sul-coreana de Changwon (Imagem: Google Street View)

A cidade sul-coreana de Changwon está oferecendo uma gratificação de 100 milhões de wons (cerca de R$ 500 mil) aos casais que tiverem três ou mais filhos. Segundo o canal de TV local KNN, a cidade, capital da província de Gyeongsang, está criando medidas para enfrentar o declínio populacional.

A nova medida vai conceder empréstimos no valor de 100 milhões de wons a todos os casais casados residentes na cidade. Se o casal tiver um filho, os juros do empréstimo serão dispensados. Quem tiver duas crianças, ganhará desconto de 30% no pagamento. Para os que têm três ou mais filhos, o desconto é de 100%.

O representante do departamento de planejamento da cidade afirmou ao canal que o momento é de “inovação nas políticas de incentivo à natalidade e ao casamento”. As taxas de natalidade estão em queda não só nesta região, mas em toda a Coreia do Sul.

O ministro do interior da Coreia do Sul afirmou que o país teve, pela primeira vez na história, mais mortes do que nascimentos em 2020. Foram 275.815 bebês nascidos vivos para 307.764 mortes, número potencializado pela pandemia da covid-19.

As autoridades de Changwon temem que a população da cidade caia para menos de 1 milhão de habitantes. Atualmente vivem na cidade 1,07 milhão de pessoas. O governo local também pretende criar mais empregos e atrair empresas, além de subsidiar moradias para trabalhadores e estudantes universitários.

A meta é criar 20 mil empregos até 2025. Jornadas longas de trabalho e desemprego, além de uma cultura muito competitiva, são apontados como as principais razões para o declínio nas taxas de natalidade e casamento entre sul-coreanos com idades entre 20 e 40 anos.

Fonte: UOL

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui