Cidade Inteligente proporcionará mais recursos à segurança pública de Teutônia

Brigada Militar realizou os testes de qualidade de vídeo, reconhecimento facial, leitura de placa e de inteligência artificial


0

A segurança pública é primordial para o crescimento ordenado de uma cidade, assim como para a sua população e visitantes. Com este objetivo, uma das novidades apresentadas no “Painel Juntos Podemos Mais”, durante a programação da Festa de Maio 2022, foi o projeto de implantação do Sistema Cidade Inteligente para Teutônia, o qual contará com videomonitoramento e cercamento eletrônico.

O Sistema Cidade Inteligente possibilita o serviço de reconhecimento facial, cercamento eletrônico, análise e reconhecimento de veículos através da placa de identificação, situação do automóvel quanto às ocorrências policiais – no caso de veículos furtados, em situação de fuga ou perigo – sendo que, tais dados dependem de convênio específico com o Estado para acesso ao banco de dados.

Após o anúncio da novidade, foi iniciada a realização de diversos testes de qualidade de vídeo, reconhecimento facial, leitura de placa e de inteligência artificial (pesquisa de indivíduo no banco de dados). A escolha dos pontos, assim como a operação do sistema, será realizada integralmente pela Brigada Militar, a qual está participando desde o início de todas as etapas dos processos de estudos, planejamento, área técnica, verificações e, posteriormente, a sua implementação. O sistema de segurança conta com a inclusão de postes, câmeras, cabeamento e equipamentos necessários.

O projeto está em fase final de estudo dos pontos de instalação das câmeras por parte da Brigada Militar e será implementado nas próximas semanas. O comandante da 2ª Cia do 40º Batalhão de Polícia Militar da Brigada Militar, capitão Fábio Cézar Bilhar, ressalta que não há possibilidade de desenvolvimento sem segurança pública efetiva. “A segurança é essencial em todas as esferas e o maior desafio é o seu aperfeiçoamento contínuo. Nesse sentido, a tecnologia vem ao encontro das necessidades da Brigada Militar e da comunidade. O município de Teutônia, sendo a segunda maior cidade do Vale do Taquari, deve estar atenta aos desafios que esse crescimento impõe, principalmente no que tange à segurança. O Sistema Cidade Inteligente vai contribuir de sobremaneira tanto para a prevenção de delitos, quanto para a solução de eventuais crimes que venham a acontecer”, destacou.

O secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Pablo Chrestani, enfatiza o empenho de todos os envolvidos na elaboração do projeto “A administração municipal, em conjunto com a Brigada Militar, não mediu esforços para que este projeto saísse do papel o mais breve possível, pois temos a consciência do quanto ele é fundamental para a segurança da nossa cidade e população, assim como, para o trabalho realizado pelos órgãos de segurança pública”, enfatizou.

O prefeito Celso Aloísio Forneck destaca a importância do sistema para a segurança da cidade, assim como, para melhores condições do trabalho realizado pela Brigada Militar. “O Sistema Cidade Inteligente possibilitará diversos recursos importantes para o reconhecimento de pessoas má intencionadas na nossa cidade, assim como, para a solução de eventuais ocorrências ou acidentes. A nossa administração tem como objetivo que Teutônia cresça de forma organizada, ordenada e, principalmente, segura, tanto para a nossa população, quanto para os nossos visitantes. A Brigada Militar desempenha um trabalho excelente, e de forma organizada no município, e com o adicional destes recursos tecnológicos que apresentaram uma ótima funcionalidade nos testes, poderão trabalhar de forma ainda mais efetiva”, finalizou. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui