“Ciências para Meninas” busca ampliar a participação feminina nas engenharias

Atividades são realizadas pela Univates em parceria com três escolas de educação básica do Vale.


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Aline (e) conversa com a professora Sonia Gonzatti (Foto: Rodrigo Gallas)

A Univates deu início, recentemente, a um projeto que incentiva a participação feminina nas carreiras de ciências exatas. O programa “Ciências para Meninas” é coordenado pela professora Sônia Gonzatti e conta com três escolas parceiras: a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Paverama, a EEEM Guararapes, de Arroio do Meio, e a EEEM Estrela.


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Cada colégio tem uma professora bolsista como mediadora e três estudantes bolsistas, que têm a responsabilidade de multiplicar as ações nas instituições de ensino. As atividades vão desde astronomia, ensino experimental e o uso de tecnologias aplicadas às engenharias.

O programa é realizado pela Univates com recursos do edital “Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação”, lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O edital apoia ações que despertem o interesse das estudantes da Educação Básica (Ensino Fundamental a partir do 6º ano e Ensino Médio) e do Ensino Superior por essas profissões e para a pesquisa científica e tecnológica.

De acordo com a coordenadora Sônia Gonzatti, a formação da cultura científica, com meninas aprendendo, mediando e difundindo saberes e práticas no âmbito das ciências exatas e engenharias vai ao encontro dos crescentes debates sobre questões de gênero.

Conforme ela, “há todo um imaginário popular de que engenharia é uma carreia para homens”. “As mulheres ou são da área da saúde ou, por exemplo, do magistério ou de humanas”, diz. “Quando a gente olha as estatísticas, as nossas escolhas profissionais reforçam esse imaginário. E projetos como esse (Ciências para Meninas) — claro que não sozinhos — vêm tentar desconstruir um pouco isso e abrir portas para as mulheres, para que elas possam frequentar cursos de engenharia”, destaca a coordenadora.

Sônia reconhece avanços nessa área, mas lembra que ainda há menor participação das mulheres nos cursos de engenharia. “A gente ainda precisa oportunizar mais acessos, chegar na escola básica — que é o que nosso projeto se propõe a fazer —, trabalhar com meninas desde o ensino fundamental e médio”, defende. TS


YouTube vai mudar regras de publicidade em vídeos que têm audiência infantil

com Natalia Ribeiro

Foto: Ilustrativa / Pixabay

O YouTube anunciou mudanças na maneira como divulga publicidade em sua plataforma principal. As mudanças serão implementadas para limitar a coleta e o uso de dados relacionados a conteúdo infantil. A partir de agora, o único tipo de publicidade que poderá ser exibido em vídeos do YouTube que tenham algum tipo de audiência infantil são publicidades de contexto. Nesse modelo, as propagandas são associadas ao vídeo em que são exibidas, não direcionadas de acordo com o comportamento e outras informações pessoais do usuário que está assistindo — que é o modelo padrão de exibição publicitária.


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O conteúdo voltado para audiência infantil será identificado em parceria com os próprios criadores e YouTubers, que a partir de agora devem dizer se produzem algum tipo de vídeo que entra nessa categoria. O Google, que é dono do YouTube, concordou em pagar uma multa de US$ 170 milhões por ter coletado dados de menores de idade e ter direcionado publicidade para utilizarem informações.

É incerto como a medida de tratamento desses dados deve impactar no faturamento publicitário do YouTube, que não disponibiliza dados oficiais de quanto arrecada com propaganda. O Google, que é uma empresa muito maior, faturou US$ 137 bilhões em 2018. De acordo com o Ato de Proteção Online à Criança (COPPA, na sigla em inglês) — uma lei de proteção à vida privada das crianças na internet — pessoas com menos de 13 anos não devem ter acesso a plataformas como o YouTube, ou a redes sociais, como Instagram ou Facebook. Por esse motivo, essas redes cancelam contas de pessoas com idade menor a essa.

No YouTube Kids, as publicidades são inteiramente no modelo de contextualização, vinculados ao conteúdo exibido e não ao perfil do usuário. Esse modelo é semelhante à publicidade veiculada em canais de conteúdo infantil, por exemplo.

Fonte: G1


André Damiani, da DNM

Papos Com Quem Sabe

A DNW Empreendimentos Imobiliários participa da Construmóbil 2019, que ocorre de 25 a 29 de setembro e 3 a 6 de outubro, no Parque do Imigrante em Lajeado.

Um dos sócios, André Damiani, adianta as novidades que os visitantes poderão ver no estande da empresa. Ouça abaixo!

 


Na Cozinha: Entreveiro gaudério

com Daniel Bortolini

 

Ingredientes:

  • 800 gramas de pernil de porco
  • 800 gramas de rês (alcatra ou vazio)
  • 800 gramas de peito de frango
  • Três porções de calabresa
  • 1 kg de bacon em cubos
  • Quatro cebolas
  • Dois pimentões
  • Óleo
  • Sal e tempero a gosto

Custo: aproximadamente R$ 50.

Acompanhamento: pão francês, salada verde e maionese.

Rendimento: 10 pessoas

Dica: Para não enferrujar o disco, lave-o com detergente neutro, evite usar esponjas de aço e, após o processo, seque o utensílio ao fogo por alguns instantes até que a umidade evapore.

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