O drama biográfico sobre a vida do matemático John Forbes Nash é a dica para o fim de semana. Uma Mente Brilhante (2001) conta com Russell Crowe no papel do protagonista e direção de Ron Howard.

O filme venceu o Oscar nas categorias de melhor filme (Brian Grazer e Ron Howard), melhor roteiro adaptado (Akiva Goldsman), diretor (Ron Howard) e melhor Atriz coadjuvante (Jennifer Connelly).

John Forbes Nash Jr. nasceu em West Virginia, nos EUA, ano de 1928. A sua tese de Doutorado em Matemática, na Universidade de Princeton, ano de 1948, intitulada Nash Equilibrium, depois desdobrada em Noncooperative Games, revolucionou o universo acadêmico com uma teoria que aplica jogos e relações de rivalidade na compreensão de questões econômicas complexas

Em 1959, Nash começou a sofrer com um transtorno mental, a esquizofrenia. Na época, casado com a ex-aluna Alicia, o matemático tinha frequentes alucinações e acessos de loucura. Em 1963, o casal se separou. Depois de uma longa luta contra a doença, Nash ganhou o Nobel de Economia por sua teoria, em 1994. Finalmente, em 2001, refez a sua união com Alicia.

O matemático morreu em um acidente de carro em Nova Jersey, nos Estados Unidos no dia 23 de maio de 2015.

Para o crítico de cinema do site Omelete Marcelo Hessel, o filme mostra-se exemplar dentro de sua própria perspectiva tradicionalista: sem inovações ou responsabilidade histórica, mas com uma trama dramática de alto nível.

No cinema de Lajeado seguem em cartaz os filmes Guardiões da Galáxia Vol. 2, Velozes e Furiosos 8, A Cabana, Os Smurfs e a Vila Perdida e O Poderoso Chefinho. NH/Omelete

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui