Cintia Agostini é eleita presidente do Codevat

Economista está no Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari desde 2008 e já foi presidente por sete anos


0
Cíntia Agostini volta à presidência do Codevat (Foto: Juciara Gregory)

O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) elegeu nesta terça-feira (25) a nova diretoria executiva e conselho de representantes para a gestão 2024-2026.

A eleição da economista, doutora em Desenvolvimento Regional e gerente de Relacionamento com o Mercado da Univates, Cintia Agostini, ocorreu nesta terça-feira (25) no auditório do Prédio 11 da Univates, em Lajeado, de forma presencial e virtual.

Moresco deixa o conselho para disputar a prefeitura de Encantado (Foto: Juciara Gregory)

Ela substituirá Luciano Moresco, que concorrerá a prefeito de Encantado pelo PT. Ele estava à frente da entidade desde 2021.

Para Cintia, “o Codevat sempre trabalhou nos temas em prol do Vale do Taquari”. “O grande papel do conselho é ser um articulador. E quando a gente fala de prioridades, esta talvez seja a prioridade: como nós contribuímos como articulador regional num dos momentos mais delicados e mais necessários. Porque nós precisamos de tantas questões, são tantas dificuldades, a reconstrução do Vale do Taquari é tão premente que é difícil, inclusive, definir o que é prioritário.”

Cintia está no Codevat desde 2008, quando assumiu como secretária-executiva da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas e do conselho. Posteriormente, assumiu a presidência do Codevat por sete anos. Depois, atuou dois anos como vice-presidente e na última gestão, fez parte da diretoria do Conselho Fiscal.

Segundo a presidente, a diretoria 2024-2026 conta com o também economista e diretor da Motomecânica, Rogério Wink, representando a Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT) como vice-presidente. Prefeitos da Amvat, Amat, representantes dos vereadores (Avat) e da agricultura (Fetag) completam a diretoria. No conselho fiscal, estão representantes do turismo (Amturvales), educação (CRE) e meio ambiente (Comitê Taquari-Antas).

Cintia citou duas linhas de trabalho com extrema urgência e importância. “Uma delas é a logística e mobilidade. Nós não podemos deixar de lado os projetos que já estão aí e nós temos que continuar tratando deles, olhando para nossas rodovias, olhando para nossos modais de transporte e, obviamente, olhando para projetos vinculados à logística e mobilidade e para reconstrução que nós precisamos fazer. E o outro que talvez seja o grande projeto são as temáticas vinculadas ao pós-enchente. Como a gente reconstrói o Vale do Taquari considerando tudo isso? E aí vem questões como: nós trabalhamos planos educacionais regionais? Como nós trabalhamos planos de contingência regionais? Como a gente olha para recuperação dos nossos rios? Como se consegue levantar estudos adequados para as melhores soluções, planos de habitação, planos diretores? O conselho precisa estar nessas discussões.”

Também foi tratado, na ocasião, a prestação de contas da Gestão 2023-2024; a alteração Estatutária do Estatuto do Codevat; a criação de Comissões Setoriais e assuntos gerais.

Confira a relação completa abaixo da Gestão 2024-2026:

Presidente: Cíntia Agostini – Univates
Vice-Presidência: Rogério Vilibaldo Wink – CIC/VT
1° secretário: Sandro Hermann (prefeito de Colinas) – Amvat
2° secretário: Edmar Pedro Rovadoschi (prefeito de Ilópolis) – Amat
1° tesoureiro: Marcos Antônio Hinrichsen – Fetag
2° tesoureiro: Vanessa Ahne (vereadora de Traveesseiro) – Avat
Composição do Conselho Fiscal do Codevat – 2024-2026
Titulares: Amturvales – Charles Rossner
CRE – Cássia Benini
Comitê Taquari-Antas – Júlio Salecker
Suplente:
Emater – Alano Tonin

Texto: Juciara Gregory

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui