Clarão no céu: passagem de foguete chinês assusta moradores no Nordeste

A maioria relacionava a forte luz nos céus com um possível meteoro ou até mesmo um óvni.


0
Foto: Reprodução

Na noite desta segunda-feira (23), moradores de diversas cidades do Nordeste do Brasil foram surpreendidos por um forte clarão que iluminou os céus. Porém, diferentemente do que ocorreu no Rio Grande do Sul, onde a luz foi o resultado da explosão de um meteoro, o fenômeno ocorreu durante a “visita” de um foguete chinês.

Imagens da passagem da espaçonave chinesa foram registradas na Bahia, no Ceará, no Rio Grande do Norte e no Piauí. A maioria relacionava a forte luz nos céus com um possível meteoro ou até mesmo um óvni. Porém, especialistas confirmaram se tratar da liberação dos gases de combustível de um foguete.

Em entrevista ao portal G1, Marcelo Zurita, integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o clarão é causado pela pluma de combustível de um dos estágios do foguete “Longa Marcha 5”, lançado pelos chineses para coletar amostras de rochas na lua.

A análise é confirmada também pelo astrônomo Dennis Weaver, ouvido pelo jornal norte-americano The New York Times. Segundo ele, tal “nuvem brilhante” registrada pelos moradores é a ejeção dos gases que garantem o empuxo para que o foguete saia da atmosfera terrestre, ressaltando ainda que a confirmação de que se trata da espaçonave é possível a partir do cruzamento de informações da rota.

Fonte: Ultimosegundo.ig/G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui