Clínica-Escola de Fisioterapia da Univates seleciona novos bebês para programa de estimulação precoce

Estão disponíveis sete novas vagas. Interessados devem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp: (51) 3714-7031


0
Foto: Univates / Divulgação

Conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), a Clínica-Escola de Fisioterapia da Univates atende pacientes de toda a região do Vale do Taquari. Uma das áreas de atuação é com pessoas com deficiência, inclusive bebês, por meio dos atendimentos de estimulação precoce, que para esse público favorecem a aquisição de habilidades psicomotoras mais próximo do que se espera em cada fase do desenvolvimento.

Em entrevista ao programa Panorama da manhã desta terça-feira (8), a coordenadora do curso de fisioterapia da Univates, Lydia Koetz explica que foram realizados, em 2021, 3 mil atendimentos.


ouça a entrevista


 

Para o semestre 2022A estão abertas inscrições para a participação de crianças com atraso no desenvolvimento psicomotor, por meio da disciplina de Fisioterapia Neurológica II, ministrada pela professora doutora Magali Quevedo Grave. Os atendimentos são realizados de forma lúdica na Clínica-Escola e buscam maximizar o potencial individual, principalmente, nos primeiros anos de vida, que são cruciais para o desenvolvimento de todas as crianças. Estão disponíveis sete novas vagas.

Qualquer criança de até 36 meses que manifeste alterações motoras decorrentes de Síndrome de Down, lesão de plexo braquial, paralisia cerebral, mielomeningocele, dentre outros, poderá participar. Os pais ou responsáveis interessados devem contatar a Clínica-Escola de Fisioterapia pelo telefone (com WhatsApp) (51) 3714-7031 informando interesse em participar.

Como funcionam os atendimentos?

Os atendimentos estão previstos para iniciar no final de fevereiro, ocorrendo de forma individual, e são realizados uma vez por semana – todas as quintas-feiras, das 9h às 10h. É importante que as crianças e pais não faltem aos atendimentos para não prejudicar o tratamento.

Saiba mais

A Clínica-Escola de Fisioterapia foi inaugurada no ano de 2007 e desde 2010 tem convênio com o SUS, o que possibilitou a ampliação dos atendimentos em fisioterapia e hidroterapia à comunidade. Primeiramente é realizada triagem fisioterapêutica para definir a área de reabilitação à qual o usuário se destina: ortopedia e traumatologia, neurologia adulto e infantil, estimulação precoce, cardiorrespiratória, dermatofuncional ou perineal, voltando-se todas as áreas do serviço para a reabilitação físico-funcional de usuários que apresentam distúrbios do movimento.

Após a triagem, os usuários passam por avaliação e então recebem os atendimentos fisioterapêuticos, hidroterapêuticos ou participam de grupos e oficinas interdisciplinares de prevenção de doenças, de promoção de saúde, de reabilitação e/ou de educação em saúde. Todas as atividades oferecidas objetivam proporcionar meios para o usuário alcançar mais autonomia no seu cuidado em saúde e manejo da sua capacidade físico-funcional. O serviço da Clínica ocorre de forma integrada com a área acadêmica.

As disciplinas práticas do bacharelado em Fisioterapia, projetos de extensão, atividades voluntárias e do Estágio Supervisionado em Fisioterapia Ambulatorial ocorrem nas dependências da Clínica-Escola, sendo todas as atividades supervisionadas por profissionais fisioterapeutas e/ou docentes do curso. AI

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui