Cogestão é mantida e aulas da Educação Infantil e Anos Iniciais podem ser realizadas

Região de Lajeado teve a confirmação de bandeira preta no mapa definitivo; suspensão geral das atividades foi antecipada: será das 20 às 5h a partir desta terça.


1
Foto: Governo do RS / Divulgação

A região de Lajeado (formada pela maioria dos municípios do Vale do Taquari) teve confirmada a classificação de bandeira preta (risco altíssimo de contágio de Covid-19) pela primeira vez no Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Rio Grande do Sul. A informação havia sido divulgada no fim da tarde desta sexta-feira (19) na 42ª rodagem das bandeiras no mapa preliminar e foi ratificada no mapa definitivo, divulgado na tarde desta segunda-feira (22). A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) enviou recurso buscando reverter para bandeira vermelha o que não foi aceito pelo gabinete de crise do governo estadual.

Cogestão mantida

Conforme solicitado pelos prefeitos representantes de todas as regiões em reunião virtual que envolveu o governo estadual e a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), na manhã desta segunda-feira, a cogestão foi mantida. Isso significa que muitas restrições serão compatíveis com bandeira vermelha, mesmo que a classificação final seja preta. A informação foi divulgada pelo governador Eduardo Leite, em live no fim da tarde.

O comércio varejista, bem como restaurantes, bares e similares, por exemplo, não precisarão fechar. Os governos municipais deverão publicar decretos próprios a partir do decreto do estado.

Suspensão geral das atividades tem horário antecipado

Por outro lado, o governador Eduardo Leite antecipou em duas horas a suspensão geral das atividades no Rio Grande do Sul, independente da cor da bandeira. Segundo ele, a medida foi tomada pelo fato de o nível do crescimento de contágio e de hospitalizações no estado ter se mantido alto no fim de semana. O decreto publicado no último sábado (20) estabelecia a suspensão entre 22h e 5h do último sábado (20) até 2 de março, em todo o Rio Grande do Sul. Agora, a partir desta terça-feira, a restrição se dará das 20h às 5h da terça-feira da próxima semana (2).

Educação infantil mantida

Outra alteração em relação aquilo que havia sido anunciado na sexta, foi que as aulas presenciais da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º e 2º anos), poderão ser mantidas. Uma nova reunião do governo estadual com os prefeitos será realizada na quinta-feira (25) para avaliação das medidas definidas.

Onze regiões na bandeira preta

Além de Lajeado, outras dez regiões ficaram na bandeira preta, a pior possível: Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Taquara. Outras dez ficaram na bandeira vermelha. Nenhuma delas teve recurso acatado.

Até então, o RS só havia tido duas rodadas com bandeira preta: na 32ª semana (de 15 a 21 de dezembro), com duas regiões, e a última, na 35ª rodada (de 5 a 11 de janeiro), com uma bandeira preta.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br

1 comentário

  1. Entao pra que bandeira preta so vale para a parte da noite pois durante a semana quem vai madrugar nas ruas sendo que tera que trabalhar no dia seguinte com essas medidas seria melhor liberar tudo pois decretam bandeira preta e vale as regras da vermelha nunca vi isso coisa sem fundamento

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui