Colégio Madre Bárbara inicia retorno presencial dos Anos Finais

As turmas dos anos iniciais retornarão na próxima terça-feira (3).


0
Foto: Renata Leal / Divulgação

O Colégio Madre Bárbara (Rede ICM) retornou com as aulas presenciais das turmas de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental — Anos Finais, nesta quarta-feira (28). Com todos os protocolos, medidas e cuidados de higiene e segurança, 114 estudantes estão retornando para a escola. As turmas que voltaram para o presencial e ultrapassarem a capacidade física, farão revezamento em dois grupos (A – semana 1 e B – semana 2), preenchendo 50% do espaço da sala de aula. Os alunos que permanecem em casa terão as aulas remotas síncronas com a aula presencial.

Conforme a coordenadora pedagógica Justine Thomas, o retorno foi aguardado e gerou muitas expectativas. “Foi emocionante chegar ao Colégio hoje. Ter os alunos presencialmente deixa a escola com mais vida, brilho e alegria”, fala. A coordenadora também conta que inicialmente os professores trabalharam o acolhimento, um olhar e uma escuta mais atenta dos estudantes para entender como foi este processo em casa.

As expectativas também eram grandes por parte dos alunos. Para a estudante do 6º ano, Emily Schereen (12), o retorno presencial foi muito aguardado. “Eu já estava acostumada com as aulas em casa, mas estar de volta é muito bom. Na escola, conseguimos ter um contato mais direto com os professores e fico feliz por poder rever os colegas, mesmo com o distanciamento”, conta.

Foto: Renata Leal / Divulgação

Protocolos

O colégio conta com equipes responsáveis pelo fluxo de entrada e saída, com checklist de aferição da temperatura, conferência do uso correto de máscaras, higienização dos pés no tapete sanitizante e limpeza das mãos com álcool gel. Além disso, os corredores do Colégio e as salas estão com todas as sinalizações de distanciamento e segurança.

A sala de saúde organizada para caso precise receber algum aluno para espera e todas as atividades contam com a supervisão do Comitê de Operações de Emergência em Saúde – Escola (COE Escola). A equipe de limpeza participou do Treinamento de Processos de Limpeza com a equipe da empresa “Attraversiamo Soluções em Organização” que teve como tema a limpeza profissional a partir de técnicas, métodos, produtos químicos específicos para cada função, utilização de ferramentas para controle e maior eficiência na higienização.

Mais retornos

As turmas da Educação Infantil foram as primeiras a retornar às aulas presenciais, em setembro, e atualmente estão 256 crianças. Os estudantes do Ensino Médio iniciaram o retorno presencial no dia 21 de setembro e hoje estão com aproximadamente 100 alunos.

Segundo Justine Thomas, os retornos estão sendo tranquilos e gradativos. “Percebemos que os alunos estão conscientes da necessidade do distanciamento, uso de máscara e higienização.” As turmas dos anos iniciais retornarão na próxima terça-feira (3), com cerca de 270 estudantes. AI/RC

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui