Colégio Teutônia apresenta projeto de Educação Bilíngue para turmas da Educação Infantil

A proposta foi apresentada na noite de 2 de dezembro em reunião de pais


0
Foto: Divulgação

Em 2022 o Colégio Teutônia contará com projeto de Iniciação à Educação Bilíngue para as turmas da Educação Infantil. A proposta foi apresentada na noite de 2 de dezembro em reunião de pais. Na oportunidade ocorreu a palestra “Educação Bilíngue – desafios e possibilidades no contexto brasileiro”, com o gerente de desenvolvimento da Systemic Bilingual, Rone Costa.

“O CT entendeu que é necessário ir além no que diz respeito às Línguas, e isso exige planejamento por se tratar de um novo projeto educacional. Iniciamos esse desenvolvimento pela Educação Infantil, objetivando a proficiência dos estudantes nos idiomas. O investimento intelectual é intransferível”, destacou o diretor Jonas Rückert.

A coordenadora geral do CT, Andrea Wallauer, comentou que a iniciativa surge de uma necessidade de mercado. “A Educação Bilíngue deixou de ser uma tendência para ser uma realidade. Isso posiciona o Colégio Teutônia em outro patamar. A expectativa é de que os estudantes de fato dominem o idioma, estejam preparados para a vida e o futuro, com a possibilidade de dominar a Língua dentro da própria instituição de origem, sem esquecer do custo-benefício”, disse, acrescentando que após a Educação Infantil devem haver avanços graduais para o Ensino Fundamental.

O CT já vinha se preparando para dar este passo em 2020, quando aumentou a carga horária/aula. Também os professores participaram de duas etapas formativas (teórica e prática). A coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Bruna Lislie dos Santos, agradeceu a presença dos pais e apresentou vídeo especial, contado pelas próprias crianças, valorizando as vivências intensas na Educação Infantil.

Aula em Inglês, não de Inglês

Costa detalhou o projeto de Educação Bilíngue, diferenciando o mesmo de um curso/programa de Inglês, exemplificando o processo de aprendizado, o uso de materiais e a regulamentação de escolas bilíngues. “Não é simplesmente a adoção de material didático, não é apenas ensinar Inglês. É o ensino por meio da Língua, com a formação de cidadãos bilíngues que se comuniquem com o mesmo nível de proficiência em duas Línguas. O processo de construção começa a partir da maior exposição ao idioma, desenvolvendo a compreensão e não a associação das Línguas”, explicou, diferenciando o processo de decorar de se apropriar do conhecimento.

O palestrante adiantou que na Educação Infantil o progresso de compreensão é muito rápido, já nas primeiras semanas de aula. “Os estudantes são encorajados a produzir em Inglês a partir de uma série de metodologias utilizadas pelos professores. É algo progressivo, com os estudantes transitando em duas Línguas com naturalidade. Isso vai fazendo parte do dia a dia com aulas contextualizadas, integrando conhecimento de Língua e conteúdo.”

Segundo ele, trata-se de um processo amplo, em que os estudantes desenvolvem outras habilidades como memória, atenção e criatividade. “Falar Inglês é consequência desse processo de desenvolvimento.” Paralelamente, a equipe de professores também passa por constante evolução. Em sala de aula estarão o professor regente e o professor de Inglês. Os materiais utilizados são caracterizados pelo formato de portfólio, que é construído ao longo do ano, dividido em módulos de projetos. “É um processo de construção conjunto, tendo os estudantes como protagonistas. O conhecimento vai sendo construído junto. O primeiro grande desafio é a quebra de paradigmas, com os pais participando desse processo. Não são aulas de Inglês, mas aulas em Inglês, com a Língua transitando por vários momentos”, concluiu Costa.

O projeto que inicia em 2022

Nesta fase de transição, nas três aulas semanais de uma hora, os educandos já terão contato com Educação Bilíngue. Nos próximos anos a carga horária aumenta, atendendo esse que é outro requisito do programa. Com essa maior exposição à Língua adicional, os resultados serão mais incisivos e assertivos.

O Colégio Teutônia planeja oferecer o programa para as demais séries e segmentos. Nesse momento será contemplada a Educação Infantil – Nível II ao V. O projeto será desenvolvido por meio de parceria com a Systemic Bilingual, primeiro programa dessa modalidade no Brasil, iniciado em 2002. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui