Os EUA serviam de exemplo. Agora, não mais

Com este episódio, os Estados Unidos sofrem o que já se viu e se vê em outros países pelo mundo, inclusive no Brasil.


1
Foto: Arquivo

Péssimo exemplo americano

Imagens vergonhosas foram vistas nesta semana no Congresso Americano. Os Estados Unidos representam a democracia em todo o mundo e os acontecimentos abalam este endeusamento americano e a confianças nas instituições e o respeito pelas decisões populares. Com este episódio, os Estados Unidos sofrem o que já se viu e se vê em outros países pelo mundo, inclusive no Brasil. A polarização política é perigosa. Nem sempre uma transferência de poder ocorre de foram pacífica e ordeira como deveria ser. Os EUA serviam de exemplo. Agora, não mais.

Em Encantado

Ex-prefeito de Arroio do Meio, Klaus Schnack (MDB), estuda a possibilidade de assumir um cargo na prefeitura de Encantado. Faria um trabalho de coordenação de secretarias, experiência já vivenciada no governo de Sidinei Eckert, em Arroio do Meio. Klaus é concursado como engenheiro na prefeitura, mas o clima pós transição não é dos melhores, já que ele foi o adversário do prefeito eleito. Para Klaus assumir um cargo em Encantado, terá que ter aprovação na Câmara de Vereadores de Arroio do Meio.

Visitas pelo RS

Ex-vice-governador e empresário José Paulo Cairioli está em visitas a prefeitos em várias cidade no Estado. Deverá passar por municípios do Vale do Taquari em breve, conforme relatou ao professor e filósofo Gustavo Arossi, que é da região, em conversa nesta semana. Cairoli é um provável candidato à Câmara Federal.

Candidato

Tiago Pedroso, vereador no mandato passado e candidato a vice-prefeito na chapa com o PP em Bom Retiro do Sul, colocou seu nome à disposição para concorrer a deputado estadual pelo PSD em 2022. Ele já esteve reunido com a direção do partido em nível de Estado e tem o aval e apoio do deputado federal Danrlei.

Curtas

** Responsável pela manutenção da RSC-287, entre Venâncio e Santa Cruz, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) promete investir mais R$ 27 milhões em reparos na via. Os trabalhos começam na terça-feira, e serão executados entre os km 74 e 85 da rodovia (entre a Ervateira Elacy e o pedágio de Vila Arlindo).

** Já que a maioria dos vereadores de Lajeado pretende nomear apenas um assessor parlamentar, por que a Câmara não reduz os cargos de forma oficial, através de lei?

** Uma das primeiras iniciativas do novo prefeito, Jarbas da Rosa, foi um mutirão de limpeza pelas ruas de Venâncio Aires. O recolhimento de galhos e roçadas estão entre as ações que buscam, também, o embelezamento das vias públicas.

** Em Santa Cruz do Sul, os vereadores estão de recesso. Começou no dia 23 de dezembro e vai até 1º de fevereiro. Inclusive os novos, que assumiram dia 1º, já estão de férias.

** Graças a uma liminar do desembargador eleitoral Gustavo Alberto Gastal Diefenthaler, o vereador reeleito de Muçum, Carlos Eduardo Ulmi, pode assumir. Ele corre risco de cassação em função de denúncia do Ministério Público pela prática de conduta ilícita na eleição de 2020. O vereador nega qualquer irregularidade.

** O vereador do Progressista Diego Pretto foi eleito para a presidência da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat) para o exercício 2021-2022. Diego Pretto atua como odontólogo e atualmente exerce o cargo de vereador em Encantado (reeleito para a próxima legislatura, recebendo 589 votos).

** Clóvis Roman, do PSDB, foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Arvorezinha. A chapa foi inscrita de última hora e obteve cinco votos. O outro candidato, Tiago Fornari, do PP, recebeu quatro votos. A sessão de posse e de escolha da nova mesa foi agitada. O vereador derrotado abandonou a sessão após discutir com o novo presidente.

1 comentário

  1. Para mim nunca serviram de exemplo, foram sempre uma mentira divulgada pela mídia na qual eles possuíiam o controle, hoje com as (plataformas digitais) estão expostos a sua realidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui