Com ação desta sexta-feira, Estrela finaliza imunização de doses atrasadas da CoronaVac

Na próxima semana, município inicia vacinação em profissionais da educação


0
Foto: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela

O Município de Estrela realizou nesta sexta-feira (28) mais uma etapa de vacinação contra a Covid-19. A ação teve como objetivo completar o grupo de pessoas que ainda não haviam recebido a segunda dose (D2) do imunizante da CoronaVac. Foram mais 158 doses aplicadas, que somadas às 700 alcançadas na etapa da semana passada, normalizaram o quadro geral de pessoas que estavam em atraso, exceção a casos isolados e aqueles que ainda não fecharam o prazo para receber a mesma. 

A vacinação de acamados, gestantes e puérperas segue. Agora, com a liberação do Estado, a imunização dos profissionais da Educação vai iniciar na segunda-feira (31), mas em etapas separadas às realizadas para os demais grupos prioritários, em organização interna. Ao todo, Estrela conta com 9.357 cidadãos que já receberam a primeira dose (D1) e 5.537 a (D2).

Armin Wender (63) foi um dos que compareceu para ficar em dia com a vacina. Recebeu a segunda dose e trouxe alimentos para a campanha do Lions. “Estou feliz, e é importante ajudar quem precisa”, destacou. Já Décio Gross (66) estava entusiasmado. Veio acompanhado da filha, da neta e do bisneto para receber a vacina. “E também do Bebê”, disse, se referindo ao seu cachorro de estimação. “Fico mais tranquilo agora”, garantiu.

Próximas

Além da vacinação dos profissionais da educação, que inclui equipes de trabalho, e não apenas professores, outras etapas serão realizadas para os grupos prioritários. Na terça-feira (1º) ocorrerá nova etapa da D1 voltada ao mesmo público-alvo da sessão realizada na quarta-feira (26): pessoas com 18 anos ou mais que tenham Síndrome de Down; estejam vivendo com HIV/Aids; tenham comorbidades ou deficiência permanente. Entre as exigências está a de apresentar receita médica atualizada (últimos 6 meses) ou laudo médico que comprove a comorbidade (com CID, especificada a patologia); comprovante de residência; documento de identidade com CPF. As pessoas com deficiência permanente estão condicionadas à apresentação de comprovante de recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Quem possui mais de 60 anos de idade, independente de terem ou não comorbidades, que ainda não realizaram a D1, pode comparecer sempre.

A Secretaria de Saúde espera a confirmação da chegada de novos lotes e a quantidade de doses, o que deve ocorrer até segunda-feira (31), para então definir o cronograma das demais etapas. As vacinas da Pfizer, por exigirem mais cuidados, estão sendo aplicadas somente no Posto Central, dedicadas inicialmente às gestantes e puérperas.

Local e horário

As etapas gerais de vacinação ocorrem sempre no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h, no modelo drive-thru. Quem for a pé ao Parque deve chegar a partir das 9h e manter o distanciamento na fila. A todos é exigido que utilizem máscaras e levem documento oficial com foto e a carteira de vacinação entregue na ocasião da aplicação da primeira dose (D1). A iniciativa de arrecadação de alimentos também continua ocorrendo no local com os voluntários do Lions de Estrela, que desde o início da campanha têm colaborado na campanha. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui