Com adoção de árvores, decoração e iluminação, começam os preparativos natalinos, em Lajeado

Apae foi uma das primeiras entidades a se inscrever para decorar uma árvore, que ficará exposta no Parque Professor Theoblado Dick.


0
As árvores ficarão expostas ao redor do Lago no Parque Professor Theobaldo Dick (Foto: Gabriela Hautrive)
Os preparativos para o natal começam a ganhar forma, em Lajeado. As inscrições para entidades sem fins lucrativos, interessadas em adotar e decorar árvores natalinas no município, iniciaram na quarta-feira, e nesta quinta-feira (8), oito estabelecimentos já haviam se candidato para participar da iniciativa. Além disso, também foi iniciada a colocação de arcos luminosos na Rua Júlio de Castilhos, no Centro da cidade. No caso das árvores, elas ficarão expostas ao redor do Lago no Parque Professor Theobaldo Dick, entre 16 de novembro e 28 de dezembro. As inscrições se encerram no dia 16 de outubro e somente poderão ser realizadas por e-mail.

OUÇA A REPORTAGEM


Secretário da Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Reckziegel (Foto: Gabriela Hautrive)

Conforme o Secretário da Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Reckziegel, o natal, e todos os eventos que esta época do ano envolve, são importantes para o município, mesmo em um ano atípico por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. “Mexe muito com o sentimento, com a alto estima das pessoas, e esse ano, mais especial ainda, pois mundialmente todos passam por um momento bastante delicado”, relata. Por conta disso, envolver entidades e comunidade, com a decoração das árvores, é fundamental para manter vivo o espírito natalino.

As 25 primeiras inscritas no edital ficarão comprometidas com a decoração. O custo do material utilizado na árvore natalina ficará a cargo de cada entidade participante. “Todos os anos elas são nossas parceiras, desde 2017, ano passado levamos as árvores para o entorno do lago, no Parque dos Dick, e esse ano faremos isso novamente”, relata. Essa atividade, assim como a decoração e iluminação das ruas, com início pela Rua Júlio de Castilhos, fazem parte da programação do Natal no Coroação. “Um evento muito grandioso, no qual nos preparamos quase que o ano todo para realizá-lo”, pondera.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Lajeado, foi a primeira entidade a se inscrever para participar da iniciativa. A diretora da associação, Ana Paula Rech, relata que é uma alegria muito grande poder participar e contribuir com uma das ações mais bonitas de natal do município. “Logo nos mobilizamos, porque entendemos que é um espaço de representatividade, mas também momento de prestarmos nossa homenagem a Lajeado”. A localização das árvores no Parque dos Dick será determinada mediante sorteio. As inscrições são gratuitas e serão validadas após o recebimento de confirmação no e-mail da entidade.


OUÇA O RELATO DA DIRETORA DA APAE


Conforme o secretário, para participar, é preciso seguir algumas regras já estabelecidas em edital, como por exemplo, o tipo de material usado para enfeitar as árvores. “Com esse regulamento queremos preservar as árvores, ter cuidado para não usar arame, por exemplo, porque acaba sendo fixado e estragando a árvore”, explica. Os interessados devem baixar a ficha de inscrição que está no link http://twixar.me/cv4m, completar e enviar para o e-mail secel.cultura@lajeado.rs.gov.br.

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui