Com apenas um voto contrário, projeto de parklets é aprovado em Lajeado

Em 2019, mesmo projeto havia sido apresentado pelo poder executivo, que foi derrubado pelos vereadores; parklets são áreas construídas junto de calçadas, com o objetivo de criar espaços de lazer onde anteriormente havia vagas de estacionamento de veículos.


2
Projeto dos parklets é de autoria da vereadora Ana da Apama (MDB) (Foto: Caroline Silva)

Após pedido de vistas, emendas apresentadas e de espera para ser votado, foi aprovado na sessão desta quarta-feira (17) da Câmara de Vereadores de Lajeado, o Projeto de Lei (PL) dos parklets. O PL recebeu apenas um voto contrário, do vereador Marquinhos Schefer (MDB). O projeto busca regulamentar a instalação de parklets no município – áreas construídas junto de calçadas, com o objetivo de criar espaços de lazer e convívio onde anteriormente havia vagas de estacionamento de veículos.

No RS, Porto Alegre foi pioneira na instalação de Parklets (Foto: Cesar Lopes / PMPA)

ouça a reportagem


A proposta de autoria da vereadora Ana da Apama (MDB) recebeu cinco emendas, quatro rejeitadas pelos parlamentares e a quinta retirada por Sérgio Kniphoff (PT). Contudo, a emenda de Lorival Silveira (PP) repercutiu na casa. O parlamentar disse que sua modificação era simples. “Só acrescentei que é proibida a venda de produtos de qualquer espécie dentro dos parklets. A pessoa pode comprar fora do parklet e consumir dentro, mas não pode haver comercialização no interior dele”, explicou.

Sessão tinha três projetos na pauta do dia, dois deles obtiveram pedido de vistas (Foto: Caroline Silva)

Alex Schmitt (PP) divergiu e votou contra a emenda. Ele justificou dando um exemplo na prática. “Vou usar um exemplo, em uma rua que possui uma padaria ou bistrô é interessante uma parceria, para arcar com o custo do parklet e a pessoa poder almoçar ao ar livre, e neste caso o garçom iria servir as pessoas dentro do parklet. Se queremos abrir uma nova frente para gerar trabalho e renda na área do turismo temos que evoluir e estar aberto ao novo e não dizer que o empresário pensa só no lucro”, rebateu.

Alex Schmitt (PP) votou contra as emendas do projeto dos parklets e foi a favor do PL (Foto: Caroline Silva)

A emenda de Lorival (PP) foi rejeitada com sete votos, sendo decidida com voto contrário do presidente da casa, Isidoro Fornari Neto (PP). Marquinhos (MDB) foi o único vereador a votar contra o projeto e argumentou que os estabelecimentos estariam em risco. “Nesta semana conversei com alguns empresários e me disseram que não foram consultados sobre este projeto. A criminalidade está em alta, e penso na segurança dos empresários, pode ter certeza que não vai faltar ‘vagabundo’ para sentar lá e cuidar toda a movimentação das lojas”, observou.

Em contrapartida, Deolí Graff (PP) destacou como positivo o projeto e disse que no pós pandemia os parklets serão algo muito bem vistos. “Eu recebo o parklet como uma opção de humanizar nossa Julio de Castilhos e Benjamin porque ouço de muitas pessoas que não há uma paradinha para descansar. Talvez hoje pandemia e parklet não combinem, mas lá na frente vão combinar”, frisou.

Na pauta do dia haviam mais dois projetos, um de autoria de toda a bancada do MDB e Kniphoff (PT), e outro de autoria dos vereadores Carlos Eduardo Ranzi (MDB) e Jones Vavá (MDB), mas receberam pedido de vistas dos vereadores Lorival (PP) e Eder Spohr (MDB).

Texto: Caroline Silva

jornalismo@independente.com.br

2 Comentários

  1. DEIXE EU ENTENDER…….. DIMINUIR A AREA DE ESGACIONAMENTO DDOS VEICULOS…… BEM INTELIGENTE ESSA INICIATIVA……

  2. O trânsito de lajeado já está um caos,seja ele de veículos ou pedestres,aí vão inventar mais uma porcaria de construção para atrapalhar o já conturbado trânsito da nossa cidade,que com ruas estreitas já não conseguem mais desafogar o movimento diário de pessoas e veículos, isso servirá para beneficiar 5 ou 6 pessoas,mas com certeza ,atrapalhar outras mil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui