Com aumento na procura pela vacinação, Estrela volta a utilizar drive-thru no Parcão

Segundo secretário, período médio de isolamento para pacientes com covid-19 tem sido de sete dias


0
Foto: Anderson Eidelwein / Prefeitura de Estrela

Com o avanço da pandemia de coronavírus, além do aumento na procura por testes, também tem crescido a busca pela vacinação no município de Estrela. Apenas nesta quarta-feira (12) foram aplicadas cerca de 350 doses. Número aproximadamente 536% maior que as 50 vacinas realizadas diariamente durante o mês de dezembro. Diante deste cenário, o município irá reativar nesta quinta-feira (13) o sistema drive-thru, voltando a utilizar o espaço do Parque Princesa do Vale.


ouça a reportagem

 


Segundo o secretário da saúde, Celso Kaplan, as filas registradas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central obrigaram a equipe a repensar o sistema de imunização. “A gente vê que agora as pessoas estão se lembrando novamente, algo que deviam lembrar todos os dias. É importante salientar que para toda a população que precisa fazer algumas das três doses, está disponível a vacinação”, garante.

Até esta quinta, o município já havia vacinado 97,5% da população com a primeira dose. Além disso, 93,2% dos moradores já haviam realizado a segunda dose e outros 27,8% também já tinham sido contemplados com a dose de reforço. Mesmo assim, algumas pessoas ainda estão buscam sua primeira aplicação.

“A população está procurando por todas as doses. Tivemos gente fazendo a dose 1, uma minoria com a dose 2, mas a grande demanda neste momento é mesmo pelo reforço. Já temos 7.696 estrelenses com a terceira dose. Esse número atual não significa que nós estamos bem. Precisamos chegar em ao menos 70% do público”, reforça.

Secretário da saúde de Estrela, Celso Kaplan (Foto: Artur Dullius)

Dos sete casos positivos registrados no dia 3 de janeiro, Estrela já contabiliza agora 228 pessoas com o vírus ativo. Conforme Kaplan, o município deve voltar a utilizar o Parcão durante os próximos dias para evitar aglomerações e possibilitar um atendimento mais ágil para aqueles que buscam pelo teste.

O secretário lembrou ainda que o município deve iniciar no próximo dia 19 de janeiro a vacinação das crianças com idade entre 5 e 11 anos. Para este público deve ser disponibilizado um atendimento especial. “Na próxima semana nós teremos muito provavelmente uma equipe que irá trabalhar no Parcão e outra que ira trabalhar na unidade de saúde, para a gente poder disponibilizar um maior conforto para essas mães e crianças”, projeta.

Sobre o drive-thru

A ação especial de vacinação desta quinta-feira (13) ocorre das 16h às 19h30min. Podem buscar o drive-thru aqueles que estão com a imunização em atraso, ou quem teve a dose dois aplicada até o dia 11 de setembro. O município pode nesta ou na próxima semana superar a marca de 27 mil vacinados, de um total estimado de 27,7 mil a serem imunizados.

Foto: Anderson Eidelwein / Prefeitura de Estrela

Período de isolamento para os positivados

Kaplan falou também sobre as novas orientações quanto ao isolamento de pessoas com covid-19 apresentadas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Segundo ele, a recomendação repassada pelos órgãos responsáveis é para um período de isolamento de sete dias. “No entanto, nos casos em que os sintomas já apareceram um ou dois dias antes da testagem é possível reduzir este período para até cinco dias. Mas isso o médico que realiza o atendimento é que irá determinar de acordo com cada caso”, explica.

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui