Com aval do IGP de Porto Alegre, DML de Lajeado deve fazer parte da coordenadoria de Santa Cruz

Vereadores e presidente da Alsepro receberam na Câmara a diretora-geral substituta do Instituto-Geral de Perícia (IGP), Marguet Mittmann, na manhã desta quarta


0
Vereadores e presidente da Alsepro receberam na Câmara a diretora-geral substituta do Instituto-Geral de Perícia (IGP), Marguet Mittmann, na manhã desta quarta (Foto: Caroline Silva)

Uma antiga demanda do Departamento Médico-Legal (DML) de Lajeado foi atendida, falta apenas a oficialização. A diretora-geral substituta do Instituto-Geral de Perícia (IGP), Marguet Mittmann, esteve na Câmara de Lajeado na manhã desta quarta-feira (24) para anunciar a desvinculação da região metropolitana e vinculação do posto de Lajeado à Coordenação de Perícias do Interior, com sede em Santa Cruz do Sul.

A demanda foi levada à Casa Civil, em Porto Alegre, na semana passada, pelos vereadores Lorival Silveira (PP) e Rodrigo Conte (PSB) e pelo presidente da Associação Lajeadense Pró-Segurança Publica (Alsepro), Fabrício Schneider. Na oportunidade, a diretora-geral disse que daria um retorno para as solicitações até esta quarta.

Durante o anúncio ela disse que o IGP já pensava em desvincular o posto de Lajeado da capital. “Esse era um desejo e movimento que o IGP já vinha fazendo para a mudança de Lajeado para a coordenadoria de Santa Cruz, mas ainda precisava de um ponto crítico. Ficamos felizes com a presença dos vereadores e do Fabrício que fizeram essa provocação e que deu inicio a toda essa modificação que será muito positiva”, destaca.

Outra demanda dos vereadores é a contratação de mais médicos legistas, já que há sete anos o local conta apenas com um profissional. Mittmann diz que até março do próximo ano um novo servidor deve passar a atuar no DML de Lajeado. “Temos uma previsão de chamamento de novo servidores para o final de ano, mas eles precisam passar por uns trâmites como o curso do IGP que tem duração de três meses, então pensamos que até março tenhamos boas notícias”, comenta.

Vereadores comemoram

O vereador Lorival Silveira destacou a rapidez do IGP. “É uma demanda que vem de tempo e eu e o vereador Rodrigo buscamos apoio na Casa Civil e para nossa surpresa tivemos boas notícias em uma semana. Isso será muito bom e será mais ágil nos atendimentos”, ressalta.

Rodrigo Conte destaca a parceria para a reforma do prédio do posto que deve ser firmada entre Alsepro, prefeitura e Câmara de Lajeado. “O Fabrício já recebeu esse pedido por parte do IGP, será uma parceria, e é importante fazermos uma convocação a demais Câmaras de Vereadores e a Amvat porque não é somente a população de Lajeado que é atendida”, explica.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui