Com encerramento da UTI pediátrica do HBB, hospital de Venâncio estuda possibilidade de atender a região

Hospital Santa Cruz, no Vale do Rio Pardo, descarta ser referência para o Vale porque também deve encerrar atividades da unidade de terapia intensiva para crianças


0
UTI pediátrica do HBB deve encerrar atendimento na quarta-feira (Foto: Divulgação)

A notícia de que a partir de quarta-feira (30) o Hospital Bruno Born (HBB) não vai mais contar com UTI pediátrica mexeu bastante com a região, pelo fato de que agora o Vale do Taquari ficará desatendido dos serviços da unidade de terapia intensiva para crianças.

Na manha desta terça-feira (29), o diretor técnico do HBB, Fernando Bertoglio, concedeu entrevista para a Rádio Independente e descartou a possibilidade da região ser atendida pelo Hospital Santa Cruz, no Vale do Rio Pardo. Ele sinalizou a hipótese do Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, a cerca de 30 km de Lajeado, servir de referência nesta área.

O administrador do Hospital São Sebastião Mártir, Luis Fernando Siqueira, fala que a instituição foi procurada pelas coordenadorias regionais de saúde para que seja feito um estudo de UTI pediátrica para a região. “Neste momento estamos fazendo esse levantamento, investimentos necessários para construir, e custeio mensal para a manutenção de um serviço desses”, conta.

A assessoria de imprensa do Hospital Santa Cruz, que possui uma UTI Neopediátrica com oito leitos neonatais e dois pediátricos, informou que, pelos mesmos motivos do HBB, por não poder mais ter UTIs mistas, irá aguardar a definição do Estado e está avaliando alternativas junto à 13ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui