Com encontros presenciais suspensos, paróquia de Lajeado faz missa online

Medida foi adotada pela comunidade católica devido a classificação de bandeira vermelha. Cerimônia da Paróquia São Cristóvão acontece no próximo sábado (8).


0
Paróquia São Cristóvão, em Lajeado, transmite missa virtual no próximo sábado (8) (Foto: Gabriela Hautrive)

O Vale do Taquari não conseguiu reversão e está classificado, nesta semana, na bandeira vermelha,  conforme o modelo de Distanciamento Controlado do Estado do Rio Grande do Sul. Com isso, apesar da conquista para algumas flexibilizações ao comércio e restaurantes, as paróquias católicas de Lajeado decidiram por suspender as missas presenciais.

Frei Flávio Guerra (Foto: Gabriela Hautrive)

Conforme o frei Flávio Guerra, a medida é adotada para preservar em primeiro lugar, a vida dos fiéis. “Respeitamos todas as regras e por isso suspendemos as missas presenciais, não somente na São Cristóvão como nas Paróquias Santo Inácio e Moinhos”, relata. Como alternativa para manter as missas, surgiram os encontros virtuais, que segundo Guerra, exigem mais dedicação por parte de quem transmite a celebração. “Tem que estar bem mais concentrado, cuidador do som, ficar com máscara e ter todo um cuidado especial porque a forma de comunicar é diferente. Temos que nos reinventar e isso não é tão fácil”, explica.

Segundo o frei, a versão virtual é uma forma de inovar, mas as missas tradicionais seguem sendo as preferidas. “Na online não tem tanta participação. Temos várias televisões católicas que também transmitem missas e as pessoas participam bastante”. O religioso ressalta que o importante é participar de alguma forma e tentar buscar auxílio emocional nesse momento de pandemia. “Animar nesse momento, dar esperança e também motivar para que se cuidem e cuidem dos outros, o que é muito importante”. A próxima celebração online acontece no sábado (8) através da página da Paróquia São Cristóvão no Facebook. https://www.facebook.com/paroquiasaocristovaolajeado

Funcionamento com retorno da bandeira laranja

Se retornar a bandeira laranja, missas presenciais são retomadas com redução no número de presentes (Foto: Gabriela Hautrive)

Conforme o frei, antes da classificação da bandeira vermelha, as missas estavam sendo realizadas de forma presencial, mas obedecendo todos as regras e cumprindo os decretos quanto a distanciamento e cuidados com higiene pessoal. Na paróquia São Cristóvão, que tem capacidade para receber 500 fiéis, o número foi limitado a no máximo 100 pessoas. Em caso de retorno para classificação laranja na semana que vem, as medidas adotadas anteriormente serão retomadas.

 

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui