Com entrada gratuita, Museu Bruno Born é opção de lazer e entretenimento durante as férias

Museu é composto por 1,5 mil itens no acervo, formado em sua maioria por doações feitas pela comunidade


0
Foto Laura Borin

Para quem está em Lajeado durante as férias de verão, o Museu Histórico Municipal Bruno Born, alocado na Casa de Cultura, oferece um acervo diversificado que retrata a história de Lajeado e do Vale do Taquari. Conforme o livro de registro e de visitação guiada, cerca de 1,2 mil pessoas visitaram o museu em 2021. O espaço é aberto a visitação durante todo o ano, sendo uma opção de lazer para a comunidade de forma gratuita.

“Estamos em um período de férias, e muitas vezes as famílias acabam saindo da cidade em busca de lazer. O museu é uma ótima opção para aproveitar este período de férias na cidade e aprender mais sobre a história de Lajeado e da região”, disse a professora e monitora do museu, Marguit Wojahn.

Foto Laura Borin

Fundado em 1981, o Museu Bruno Born foi registrado no Sistema Brasileiro de Museus em 2008. Inicialmente, estava instalado na atual sede da Secretaria do Meio Ambiente (Sema, na Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha) e hoje encontra-se distribuído por três salas da Casa de Cultura, prédio que desde 1984 é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).

O acervo do museu é composto por 1,5 mil itens no acervo, formado em sua maioria por doações feitas pela comunidade. Objetos de arte, materiais bélicos, móveis antigos, equipamentos médicos e odontológicos, materiais de escritório, utensílios domésticos, vestimentas, fotos, quadros, artigos de jornais, máquinas de escrever e fotográficas e diversos materiais compõem o acervo. Estes bens representam os hábitos e costumes de negros, índios, portugueses, alemães, italianos e outros países que fazem parte da história de Lajeado.

Além disso, o museu também é espaço para atividades educacionais. Voltada para escolas e pessoas da comunidade em geral, a visitação guiada do museu deve ser previamente agendada por telefone. Na visitação, Marguit aborda a história da Casa e do município e também acompanha o grupo pelo museu, explanando os objetos.

Quem foi Bruno Born

Bruno Born foi prefeito de Lajeado entre 1951 e 1954 e entre 1959 e 1963. Era um empresário comercial e industrial que apoiava grandes causas da comunidade, destacando-se na área da saúde e da educação. O museu do município, assim como o hospital, levam seu nome como uma homenagem. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui