Com equipe formada, Cram de Estrela já atende mulheres vítimas de violência

Bate-papo do programa deste sábado (12) contou com as presenças da coordenadora do Cram de Estrela, Ioná Carreno, e da diretora do Desenvolvimento social do município, Tatiana Pereira de Oliveira. Confira também os quadros: Estilo, Na Cozinha e Papos Com Quem Sabe


0
Ioná Carreno (e), Aline Silva e Tatiana Pereira de Oliveira (Foto: Rodrigo Gallas)

O programa Papos de Mulher da Rádio Independente deste sábado (12) abordou a violência contra a mulher, destacando a importância da inauguração do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) de Estrela, que ocorreu na última segunda-feira (7). Para o bate-papo, a apresentadora Aline Silva recebeu a coordenadora do Cram de Estrela, membro da diretoria da Casa de Passagem e da Rede de Enfrentamento à Violência contra Mulher de Estrela, Ioná Carreno; e a diretora do Desenvolvimento social do município, Tatiana Pereira de Oliveira.

O Cram está equipado com ambientes de acolhimento psicológico, social e jurídicos para mulheres que sofrerem quaisquer tipos de violência. A equipe, inclusive, já está toda formada, faltando apenas alguns detalhes para a contratação da advogada. “Temos uma equipe composta por advogada, para dar as orientações jurídicas necessárias, assistente social para atender as necessidades destas mulheres como um todo e também uma psicóloga, no sentido de amenizar o sofrimento, a angústia e ansiedades para que elas possam perceber a sua situação e dessa forma tomar suas decisões”, destaca Ioná.

Para Tatiana, o sentimento é de felicidade e dever cumprido. “A gente está muito feliz com a inauguração do Cram. Foi um desafio que foi posto em novembro do ano passado, e a partir disso fizemos toda uma discussão da criação do conselho e, principalmente, da necessidade de termos um Cram no município. No Centro vamos ter uma equipe especializada para fazer, além do atendimento, prevenção, promoção e conscientização sobre o tema”, reiterou.

O Cram receberá atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O número de telefone é o: (51) 3190-6936. As mulheres vítimas de violência também podem lugar no disque 180, em qualquer hora do dia. A sede da entidade fica localizada junto ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), na Rua Tiradentes, nº 473, no Centro de Estrela.

Este é o segundo instalado na região, de um total de 25 espalhados pelo o Rio Grande do Sul. No Vale do Taquari, Lajeado também conta com uma entidade, que fica localizado na Avenida Benjamin Constant, 422, no Bairro Centro, ao lado da Junta Militar.

 Assista ao programa na íntegra


Papos com quem sabe

O quadro “Papos com quem sabe” deste sábado (12) é com a Tainá Gross, educadora parental, estudante de psicologia, criadora de conteúdo digital e mãe da Heloísa e da Lavínia.

Nesta edição, ela fala sobre a vida a dois depois dos filhos.


Estilo, por Douglas Petry

O jornalista e consultor de estilo Douglas Petry aborda moda, arte, decoração, estilo e bom gosto todos os sábados no Papos de Mulher, dentro do quadro “Estilo”.

Neste sábado ele fala sobre “tons terrosos” que são a nova tendência de cor para o inverno.

Ouça!


 

Na Cozinha: Quibebe de abóbora

com Daniel Bortolini

Ingredientes

  • 300 g de abóbora de pescoço descascada e sem sementes cortada em pedaços
  • Água
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de milho
  • 2 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picadas

Modo de Preparo
Coloque os pedaços de abóbora em uma panela, cubra com água, adicione o sal e leve ao fogo. Cozinhe por aproximadamente 25 minutos, até ficar macia. Escorra bem a água e faça um purê. Em outra panela, derreta a manteiga e refogue o alho. Junte o purê de abóbora, mexendo sempre. Acrescente o açúcar e a farinha de milho e cozinhe por mais de 10 minutos. Retire do fogo, adicione a salsinha e cebolinha e sirva em seguida.

Receita e imagem: revistasaboresdosul.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui