Com falta de insumos, empresas têm o desafio de gerir custos e corresponder à demanda de mercado

Diretora da Capital Verde analisa como organizações têm lidado com os problemas decorrentes da pandemia de coronavírus.


0
Diretora da Capital Verde, Raquel Winter Reali (Foto: Tiago Silva)

A diretora da Capital Verde Consultoria e Capacitação Empresarial, Raquel Winter Reali, falou sobre como as empresas têm se organizado para atuarem em seus respectivos mercados em meio à pandemia de coronavírus. As análises e comentários foram feitos em entrevista ao programa Troca de Ideias desta quarta-feira (7).


ouça a entrevista

 


Os primeiros meses foram de adaptação de rotinas para se implementar na cultura das organizações medidas de higienização, como álcool gel e o distanciamento social.

Conforme ela, um desafio tem sido administrar as baixas de funcionários em grupos de risco para coronavírus ou então contaminados pela doença. “As empresas, as indústrias no caso, também tiveram que se ajustar muito na questão de provisão de recursos humanos para cumprir as entregas, porque a gente teve uma baixa de recursos humanos no sentido de que não podia trabalhar com toda a capacidade. Os próprios distanciamentos, não podia ter aglomeração”, observa.

Raquel nota alta na procura de treinamentos pelas organizações, como foco no aculturamento. “Muito treinamento para as pessoas manterem as boas práticas, o uso da máscara, a higiene”, descreve.

Mesmo com a crise, a diretora da Capital Verde relata surpresa com a produção das empresas, tanto ou mais do que em períodos normais, antes da pandemia. Segundo ela, as organizações e pessoas foram estimuladas a inovar, fazer algo mais, dar mais de si mesmas para superar o momento delicado.

Atualmente, o desafio encontra-se em encontrar alternativas para a falta de insumos, ou seja, as empresas têm recordes de pedidos e vendas, mas não conseguem entregar pela falta de elementos como matéria-prima e equipamentos necessários para produzir mercadorias ou serviços. Raquel aponta também a questão de se olhar para a gestão de custos, com a alta dos insumos, pela grande demanda e baixa capacidade de entrega do mercado.

Saiba mais

A Capital Verde é uma empresa que está há mais de 20 anos no mercado de consultoria organizacional. Ela atua no suporte em áreas como sistemas de liderança, planejamento estratégico, gestão de pessoas e processos.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui