Com investimento em tecnologia, Secretaria da Educação lança ano letivo 2022 na rede municipal de ensino de Lajeado

Administração aposta no uso de chromebooks para aperfeiçoar aprendizado


0
Foto: Luís Fernando Wagner

A Secretaria da Educação (SED) de Lajeado lançou, na manhã desta quinta-feira (3), no Teatro da Univates, o ano letivo 2022 na rede municipal de ensino. O processo de abertura do período começou pela educação infantil. No dia 15 de fevereiro será a vez de apresentar as novidades para este ano nas escolas de ensino fundamental e projetos Vida, em evento a ser realizado no mesmo local.

Conforme a secretária de Educação, Adriana Vetorello, a principal inovação para 2022 será a introdução da tecnologia no cotidiano educacional. “Viemos com a proposta do protagonismo coletivo na educação. São vários projetos nesta caminhada, dentre eles, a entrega de chronebooks aos professores, possibilitando qualificar o nosso atendimento aos alunos e o trabalho do professor. É como se fosse o antigo caderno de chamada do educador. Através do equipamento ele planejará as aulas e terá todos as informações sobre os alunos. Não há como dissociar nosso dia a dia da tecnologia”, comenta a secretária.

Foram comprados cerca de 2 mil chormebooks, que serão entregues para todos os professores. Futuramente, a ideia da Secretaria da Educação é distribuir os aparelhos também para os monitores da educação infantil. A educação de Lajeado já utiliza a tecnologia desde 20221, quando foram adquiridos 40 chromebooks para utilização pelos alunos.

Foto: Luís Fernando Wagner

No ato solene, autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além de centenas de professores que lotaram o Teatro da Univates, assistiram a palestra da pedagoga Ana Carol Thomé, que abordou o assunto “Brincar com a natureza: a importância no desenvolvimento infantil”.

As aulas para alunos nas 24 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) voltam no dia 7 de fevereiro. Já alunos do Ensino Fundamental (Emefs) retornam aos educandários dia 17 de fevereiro.

A rede municipal de ensino de Lajeado é composta por 24 escolas de educação infantil, 18 educandários de ensino fundamental e seis projetos Vida. São cerca de 9,6 mil alunos, atendidos por mais de 1,4 mil servidores da educação.

Entrega simbólica de chormebook

Vídeo: Luís Fernando Wagner

Retorno nas escolas municipais

Emeis
– Retorno dos professores: 02/02
– Abertura do ano letivo: 03/02
– Retorno dos alunos: 07/02
– Alunos matriculados (dados atualizados até dez/2021): 2.439 (novas matrículas serão chamadas nos meses de fevereiro e março)

Emefs
– Retorno dos professores: 14/02
– Abertura do ano letivo: 15/02
– Retorno dos alunos: 17/02
– Alunos matriculados (dados atualizados até dez/2021): 6.004 (do pré ao EJA)

Texto: Luís Fernando Wagner
noticias@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui