Com parcelamento do IPTU em até oito vezes, Prefeitura de Lajeado busca amenizar as consequências da pandemia na economia local

Cerca de 70% da população, segundo Guilherme Cé, optou pelo pagamento com desconto de 15%, em cota única, ainda no mês de fevereiro — antes do atual cenário pandêmico


0
Secretário da Fazenda de Lajeado, Guilherme Cé (Foto: Arquivo / Rádio Independente)

A iniciativa da Prefeitura de Lajeado de possibilitar o parcelamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em até oito vezes visa amenizar as consequências da pandemia na economia local, explica o secretário da Fazenda, Guilherme Cé. “É uma medida que facilita a vida das pessoas que ainda não pagaram.” Na última sessão da Câmara de Vereadores de Lajeado, realizada em 30 de março, foi aprovado o projeto que possibilita este parcelamento.

Desta forma, o IPTU poderá ser pago até o vencimento no dia 26 de abril, de uma só vez, sem desconto ou acréscimos, podendo também ser parcelados em até oito vezes, sem acréscimos ou juros, em parcelas iguais, mensais e consecutivas, vencendo a primeira no dia 10 de maio.


ouça a entrevista

 


 

Os contribuintes poderão aderir ao parcelamento de tributos como: Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), Taxa de Vistoria de Licença para Localização (TVLL), Taxa de Serviços Urbanos (TSU) e Taxa de Fiscalização e Vigilância Sanitária (TFVS).

Estima-se que tal flexibilização beneficiará cerca de 12 mil contribuintes, entre pessoas físicas e jurídicas. “É um número considerável. [..] A gente sabe que na atual situação, muitas pessoas perderam renda e estão desempregadas, e qualquer benefício ajuda a enfrentar este momento.”

Segundo Cé, são 60 mil carnês de IPTU, entre residências, apartamentos e terrenos. “Se formos pegar as taxas que incidem sobre as empresas nos aproximamos de 70 mil contribuintes”, explica.

Historicamente a maior parte da população opta pelo pagamento com desconto de 15%, em cota única, no mês de fevereiro. “Este ano não foi muito diferente. Como o vencimento da cota única foi antes desta situação mais complicada da pandemia, cerca de 70% da população optou pelo pagamento em cota única”, informa o secretário da Fazenda.

Há um projeto tramitando na Câmara para conceder desconto na quitação de tributos pendentes dos anos anteriores. Cé adianta que este projeto deve ser votado até o fim do presente mês.

As guias de pagamento do IPTU podem ser geradas no seguinte link do site da Prefeitura de Lajeado (CLIQUE AQUI).

O pagamento deve ser feito no Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica Federal, Sicredi ou agências lotéricas.

O tributo não teve aumento real em relação a 2020, tendo apenas sido corrigido com base nas perdas inflacionárias. A correção foi de 3,1%, conforme aprovado na lei municipal 10.099/2020. Este valor tem como base o índice oficial de inflação medido pelo IBGE (IPCA) dos 12 meses anteriores à aprovação do reajuste na Câmara Municipal de Vereadores.

Texto: Rodrigo Gallas / AI
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui