Com pior nota do estado, Vale do Taquari fica na bandeira vermelha pela segunda semana seguida

Restrições seguem iguais, com comércio e serviços podendo atender até as 20h; esporte coletivo amador e festas permanecem suspensos.


0
Foto: Governo do RS

O Vale do Taquari foi classificado pela segunda semana seguida como bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada no fim da tarde desta sexta-feira (4) na 31ª rodagem das bandeiras.

A região de Lajeado recebeu a pior nota (média ponderada) entre todas as 21 regiões Covid do Rio Grande do Sul. A nota dada à região foi 2,33 – 0,43  a mais que na última semana – quando teve nota 1,90. A segunda pior nota do estado nesta sexta foi de Pelotas, na região Sul, com 1,99. Para chegar a bandeira laranja é necessário estar com nota abaixo de 1,50 e para chegar na bandeira preta o que não ocorreu até aqui com nenhuma região do estado, a nota é de 2,50.

A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) não deverá encaminhar recurso para tentar mudar a cor da bandeira para o laranja.

Os setores de comércio, indústria e serviços seguem podendo atuar, com restrições de número de funcionários e de atendimento até as 20h. Bares, restaurantes e similares podem atender até às 22h.

Confira também:  Comércio com 50% dos trabalhadores e restaurantes com 50% da lotação; veja as novas restrições no RS

Sem festas e esportes amadores

Com a bandeira vermelha todos os esportes coletivos amadores estão proibidos. Outro setor muito afetado é o de eventos. Teatros, auditórios, casas de espetáculos, casas de show, circos e similares, cinemas, feiras e exposições corporativas e comerciais, seminários, congressos, convenções, simpósios e similares, casas de festas, casas de shows, casas noturnas, bares e pubs ou similares (em ambiente fechado, com público em pé), eventos sociais e de entretenimento em ambiente aberto, clubes sociais, esportivos e similares (incluindo quadras) não podem abrir.

Segundo a assessoria de imprensa do Governo do RS, só podem ocorrer atividades nestes setores depois de duas semanas sem bandeira final vermelha ou preta.

16 municípios podem seguir na bandeira laranja

A cogestão está suspensa então não há setores que poderão seguir restrições de bandeira laranja. Entretanto, 16 municípios da região estão na regra 0-0 e por não ter nenhum óbito ou internação por Covid-19 nos últimos 14 dias, podem adotar as regras de bandeira laranja. São os casos de Anta Gorda, Canudos do Vale Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Marques de Souza, Nova Bréscia, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Santa Clara do Sul, Sério e São José do Herval.

Números da Covid-19 na semana no Vale do Taquari

Na semana de 27 de novembro a 03 de dezembro, utilizada na 31ª rodada do programa, a região de Lajeado teve 1.006 casos e cinco mortes. No período anterior, de 20 a 26 de novembro, em que também recebeu bandeira vermelha, foram 637 infectados e quatro óbitos. Os números apontam um aumento de 57,9% nos casos e nos óbitos 25%.

Leitos de UTI
Dos 65 leitos de UTI disponíveis no Vale do Taquari, 51 (78,5%) estavam ocupados às 14h desta sexta-feira. Eram 25 pessoas em leitos de UTI geral (49%), sem ligação com a Covid-19, 20 com confirmação de coronavírus (39,2%) e seis com suspeita do vírus (11,8%). Na sexta-feira anterior eram 46 (70,8%) pessoas internadas, 20 com confirmação de coronavírus (43,5%).

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui