Com queda no número de casos e óbitos, Teutônia ficou 14 dias sem nenhuma internação por covid-19

Vacinação no município atingiu 52% do público geral com duas doses e 100% para faixa etária a cima de 60 anos


0
Hospital Ouro Branco localizado no Bairro Languiru em Teutônia (Foto: Gabriela Hautrive)

O cenário da pandemia em Teutônia é o mais otimista desde a chegada da doença na região, conforme o secretário de Saúde do município, Juliano Körner, sendo que desde junho há uma queda significativa nos índices de óbitos e internações. Os bons números se devem a cobertura vacinal e cuidados adotados pela população, segundo o secretário. “Nossos índices acima de 60 anos são muitos bons, desde julho 5 internações acima de 60 anos e nenhum óbito desde então”. Recentemente a cidade ficou 14 dias sem nenhuma internação de paciente por coronavírus, porém teve um caso na semana passada e até está sexta-feira (24) estava novamente sem nenhuma internação.


OUÇA A REPORTAGEM

 


No público acima de 60 anos, a cobertura vacinal da cidade alcança 99,98%, e do público em geral, com a primeira dose, chega a 88,07%, conforme números computados até a última terça-feira (21). “É de extrema importância colocarmos para a população que devem fazer o esquema vacinal completo, porque hoje nós temos 52% da nossa população com a vacinação completa e isso é importante, isso reflete no número de casos e internações”, pondera. A partir deste sábado (25), o município inicia vacinação para adolescentes a partir dos 17 anos. “Nós até então estávamos vacinando adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, e agora abrimos para 17 anos, sem comorbidades”, relata.

Todos os postos de Saúde da cidade irão atender para vacinação da covid-19, primeira e segunda dose e de crianças com outros tipos de vacinas neste sábado (25). Além da vacinação, o secretário cita que outros cuidados, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento, são medidas que estão funcionando. “A gente deve um agradecimento, tanto para população, como também para o pessoal da epidemiologia, da Vigilância Sanitária, os profissionais da saúde, o próprio prefeito, que no seus vídeos semanais coloca isso para população, dos cuidados que devemos ter, e mostra que está dando resultados”, relata.

Os números são muito bons e é preciso continuar desta forma para que o mais rápido possível tudo possa voltar ao normal, sendo que nesta sexta-feira (24), Teutônia registra apenas três casos ativos por infecção de coronavírus. “Hoje com certeza é o melhor cenário que a gente tem. Tivemos o Acampamento Farroupilha, com bastante pessoas no evento, percebemos nos cuidados que as pessoas tiveram e isso não refletiu no aumento de casos, então revela que aos poucos podemos voltar aos eventos e a uma vida normal”, entende o secretário.

Secretário de Saúde de Teutônia, Juliano Körner (Foto: Gabriela Hautrive)

O titular da pasta deixa um recado para que as pessoas procurem pela vacina. “Que completem o esquema vacinal, se fez a primeira dose, procure a unidade mais próxima da sua casa e faça a segunda dose, que logo, logo possamos voltar ao normal, que esse é o objetivo, pois a vacina está sim fazendo efeito e ajudando muito”, diz Körner.

No que diz respeito ao número de óbitos no município, em janeiro deste ano, dos nove casos registrados, todos foram com pessoas acima de 60 anos. Em fevereiro, baixou para cinco e desde julho não há registro de mortes nesta faixa etária.

Número de internações por covid-19 em Teutônia

  • Janeiro – 13 internações (84,6%)
  • Fevereiro – 25 internações (56,0%)
  • Março – 112 internações (44,6%)
  • Abril – 55 internações (34,5%)
  • Maio – 12 internações (58,3%)
  • Junho – 43 internações (18,6%)
  • Julho – 26 internações (3,8%)
  • Agosto – 11 internações (18,2%)
  • Setembro (até dia 24) – 5 (60%)

Pandemia no Vale do Taquari

A Secretaria Estadual da Saúde do Estado contabilizou 30 novos casos de covid-19 para o Vale do Taquari nesta quinta-feira (23) e não houve registro de óbitos. Tiveram novos casos os municípios de Lajeado (14), Teutônia (6), Estrela, Arvorezinha e Coqueiro Baixo (2) e Taquari, Bom Retiro do Sul, Muçum e Anta Gorda (1). Conforme o Estado, a região chegou a um total de 48.178 casos registrados de coronavírus. Conforme o Estado, a região chegou a um total de 48.178 casos registrados de coronavírus. A taxa de letalidade é de 1,7%, com 852 óbitos reconhecidos pelo Estado.

O Vale do Taquari possui 65 leitos de UTI e 34 pacientes (52,3%) estavam internados às 16h desta quinta. Eram 25 pessoas em leitos de UTI geral (73,5%), sem ligação com a covid-19, três com suspeita (8,8%) e outras seis com confirmação de coronavírus (17,6%).

Conforme consta no “Vacinômetro”, ferramenta disponibilizada pela Secretaria da Saúde do Estado Rio Grande do Sul, o Vale do Taquari tinha 265.471 pessoas vacinadas contra o coronavírus às 17h desta quarta-feira (23). Como a população da região é de 368.453 mil habitantes, calcula-se que cerca de 72% dos moradores já receberam ao menos uma dose do imunizante. Destes, 255.890 receberam a primeira dose (69,4%), 156.329 já tiveram a segunda dose aplicada, ou seja, 42,4% dos habitantes da região e 9.581 receberam uma dose única (2,6%), totalizando 164.339 pessoas com o ciclo vacinal completo (44,6%).

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui