Com renovação de convênio, Pronto-Socorro do HBB deve reabrir as portas


0
Há 15 meses o Pronto-Socorro do HBB atende via campainha (Foto: Arquivo/Natalia Ribeiro)

Com unanimidade de votos, a Prefeitura de Lajeado recebeu permissão da Câmara de Vereadores para renovar convênio com o Hospital Bruno Born (HBB). A matéria foi apreciada na sessão desta terça-feira (23) do Poder Legislativo. Com isso, os atuais R$ 450 mil repassados mensalmente à casa de saúde poderão aumentar para até R$ 535.460,00. O texto recebeu duas emendas, que também foram aprovadas. Uma delas, de um coletivo de legisladores, pode ter garantido a reiteração do contrato.

Ildo Salvi (Rede) apresentou a proposta modificativa na manhã desta terça, durante reunião de comissões. Ao longo do dia, mais vereadores o acompanharam. Na sessão ele justificou que “não posso entender que ocorram diferenciações nos atendimentos dependendo do convênio ou do local”. A emenda altera o artigo do projeto original e versa especificadamente sobre a reabertura do Pronto-Socorro, danificado em incêndio provocado por um usuário do serviço em abril de 2018.

No texto, Salvi fala que “a entidade manterá o acesso irrestrito de Pronto-Socorro via SUS, nos mesmos moldes do Pronto Atendimento Privado com acolhimento e triagem técnica, conforme os agravos de saúde apresentados pelos pacientes, sendo atendidos preferencialmente os casos de urgência e emergência”. Não assinaram a emenda Mariela Portz (PSDB), Mozart Lopes (PP), Sérgio Kniphoff (PT) e Waldir Gisch (PP). Mesmo assim, os quatro foram favoráveis no momento da votação.

Vereadores de Lajeado cobram reabertura do Pronto-Socorro do HBB

Apesar da vitória, Salvi viu um termo da emenda ser alterado. Contra a sua vontade, mas com o sinal verde da maioria, a palavra “preferencialmente” foi trocada pelo termo “exclusivamente” no primeiro parágrafo. Mariela e Lopes colocaram a mudança como pré-requisito para acatar o texto. A tucana explica que “faço isso para que o serviço de atendimento possa ser organizado”.

O vereador Paulo Tóri (PPL), que preside a Comissão de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Ação Social – e liberou o projeto para votação – aposta em manobra política para explicar a mudança. “É politicagem. Eu acho que não deveria mudar”. Quatro vereadores foram contra a alteração, número abaixo do necessário.

Uma segunda emenda, encaminhada pelo prefeito Marcelo Caumo (PP), e que buscava atender a reivindicações dos vereadores, recebeu parecer unânime. O contrato com a casa de saúde estava vencido desde 31 de maio. A renovação ocorre a cada ano e tramitava na câmara desde o início de junho, em regime de urgência.

Ildo Salvi (Rede) pediu aos colegas que texto oficial da emenda fosse mantido; casa não acatou (Foto: Natalia Ribeiro)

Mesmo com o impasse provocado pela emenda para a reabertura do Pronto-Socorro, a câmara se disse parceira do hospital. Waldir Blau (MDB) pontuou diversas vezes na sessão que o trabalho realizado na casa de saúde merece elogios. “Quando a pessoa cai lá dentro ela é muito bem atendida, mas o atendimento precisa mudar”.

Com o convênio, o hospital se coloca à disposição para realizar atendimentos por meio do setor de urgência e emergência, no período de 24 horas por dia, sete dias por semana, nas especialidades de traumatologia, psiquiatria, anestesiologia, pediatria, ginecologia, obstetrícia, cirurgia geral, radiologia (não intervencionista), clínica médica e endoscopia. Desde o incêndio, os pacientes precisavam acionar uma campainha para solicitar a verificação do estado de saúde.

A Câmara de Lajeado ainda aprovou, com unanimidade, alterações no regramento do Fundo Municipal de Saúde; mudança do texto do Fundo Municipal de Assistência Social; alteração na Política de Habitação no município; e concessão de direito real de uso de área de terreno na zona urbana ao Jeep Clube Lajeado.

Fechamento de empresas

Primeiro vereador a fazer uso da palavra na sessão, o vereador Sérgio Rambo (PT) falou das dificuldades financeiras e de arrecadação que o Rio Grande do Sul enfrenta. Segundo ele, os problemas também atingem Lajeado, que estaria passando por uma sequência de fechamentos de empresas. Sem intitular os empresários, o petista alegou que uma companhia do ramo de transportes estaria de mudança para Estrela. “Não se vê uma reação da prefeitura para reverter isso”, alega.

Blau endossou a fala do colega e afirmou que pelo menos 12 estabelecimentos encerraram as atividades em Lajeado nos últimos meses. “Temos que mudar isso. Não podemos ser uma cidade que vive apenas do comércio. São as indústrias que empregam o maior número de pessoas e mais retornam em impostos ao município”.

Líder de governo na casa, Lopes confirmou que uma empresa de transportes está de malas prontas para o município vizinho. Segundo ele se trata do Grupo Scapini, que pertence ao sogro do prefeito Caumo. “O problema é a falta de área disponível na BR-386 no perímetro de Lajeado. Nós não temos seis hectares de terra à disposição para oferecer a eles às margens da rodovia”, colocou.

A ligação da empresa com o prefeito provocou alvoroço na oposição. Kniphoff disse estranhar que o governante não consiga manter diálogo com o familiar. “O assunto pegou mal e o comentário é esse, que o sogro do prefeito está levando a sua empresa para investir em Estrela. Percebemos nos bastidores comentários de que pelo menos no mandato do prefeito o seu sogro deveria investir no município”.

Tribuna livre

Coordenador técnico Clairton Wachholz, o Xis (Foto: Natalia Ribeiro)

Por meio de solicitação prévia, o Ceat/Bira fez uso da tribuna livre para tratar sobre a abrangência social e o rendimento nas competições disputadas pelas 650 crianças e adolescentes integrantes dos grupos de basquetebol e voleibol em dez núcleos e no centro de treinamento para as categorias de competição.

O coordenador técnico do Univates/FlorestalAlimentos/Bira, Clairton Wachholz, o Xis, falou aos presentes. Os vereadores de Lajeado voltam a se reunir no dia 30 de julho, às 17h, na sala Presidente Tancredo Neves, no Centro da cidade. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui