Com reorganização interna, Hospital Bruno Born deve chegar a 47 leitos totais — 27 de Covid e 20 gerais

Porém, ainda faltam respiradores para os novos leitos. Nesta quinta-feira (25), o HBB deve entrar na fase 4 de seu plano de contingência.


0
Foto: Divulgação

A direção do Hospital Bruno Born pretende chegar a 47 leitos de UTI, na reorganização interna realizada para corresponder à alta procura dos espaços de saúde. Na tarde desta quarta-feira (22), eram 22 de UTI Covid e 20 de UTI Adulto disponíveis.

A instituição se planeja para abrir mais cinco leitos de tratamento intensivo. Nesta quinta-feira (25), o HBB deve entrar na fase 4 de seu plano de contingência, com readequação do atendimento à emergência respiratória.

Quando tiverem em operação, serão 27 leitos de UTI Covid, mais os 20 gerais. O dado completo de 47 vagas é levado em conta pelo governo do estado no Modelo de Distanciamento Controlado do RS.

Porém, ainda faltam respiradores para os novos leitos. A direção do HBB está em contato com o Piratini para tentar viabilizar os equipamentos faltantes — de cinco a sete. Em outra frente, busca com o Ministério da Saúde a liberação do pedido de nove respiradores.

O hospital cancelou procedimentos eletivos do centro cirúrgico e do bloco ambulatorial. As equipes médicas foram direcionadas ao trabalho na linha de frente contra a Covid-19.

“Estamos fazendo esforço extremo para conseguir disponibilizar essa estrutura de atendimento para a população”, afirma o diretor-executivo, Cristiano Dickel.

Além da alta de casos, ele diz que um balizador da gravidade dos casos atuais são as tomografias. Nestes exames, os médicos podem ver o porcentual de comprometimento pulmonar dos pacientes.


OUÇA A ENTREVISTA

 


Saiba mais

Desde o começo da pandemia, sempre foram 30 leitos (normalmente, 10 Covid e 20 UTI Adulto). Devido à necessidade, já foram criados 12 novos leitos em outras áreas para chegar aos atuais 22 de coronavírus.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui