Com retorno da chuva, nível do Guaíba sobe e atinge cota de alerta em Porto Alegre

Os maiores transtornos são registrados na Zona Norte da capital, onde a água invadiu casas dos bairros Vila Farrapos e Humaitá


0
Foto: Anselmo Cunha / Divulgação

O nível do Guaíba voltou a subir e atingiu a cota de alerta (3,15 metros) em Porto Alegre na noite de quarta-feira (19). De acordo com a medição realizada às 22h pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a marca chegou em 3,15 metros no trecho da Usina do Gasômetro. Às 3h15, estava em 3,23 metros.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de 0h às 7h de quarta, choveu 57,8 milímetros na estação do Jardim Botânico e 64,2 milímetros na Belém Novo. Os maiores transtornos são registrados na Zona Norte da capital, onde a água invadiu casas dos bairros Vila Farrapos e Humaitá.

Na segunda-feira (17), a Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta para áreas ribeirinhas, devido à possibilidade de transtornos em razão do mau tempo. Há possibilidade de inundação nas regiões das Ilhas e Extremo Sul da cidade. O aviso é válido até esta quinta-feira (20). Os cenários de previsão já indicavam retorno a um patamar superior aos 3 metros. De acordo com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a elevação é decorrente das chuvas dos últimas dias, o que causou aumento nos volumes dos rios afluentes e nos níveis previstos para o Guaíba.

Fonte: CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui