Com retorno escalonado, 1.633 alunos da Rede Estadual estão aptos a retomarem aulas presenciais na próxima segunda

No Vale do Taquari, ao todo, a rede estadual conta com 85 escolas e 19 mil alunos em 32 municípios da 3ª CRE


0
Coordenadora regional de Educação, Cássia Benini (Foto: Tiago Silva)

As aulas presenciais da rede estadual voltam na próxima segunda-feira (3), começando pela Educação Infantil e pelos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. A volta às aulas após interrupção em função da pandemia de coronavírus ocorre de forma escalonada (veja calendário abaixo).

No Vale do Taquari, a rede estadual conta com 85 escolas. São mais de 19 mil alunos em 32 municípios na área da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE). Conforme a coordenadora, Cássia Benini, em função do escalonamento, somente 1.633 alunos estão aptos para retornarem na segunda-feira, em 53 escolas.


ouça a entrevista

 


Na Edução Infantil são somente duas escolas: a Monsenhor Scalabrini em Encantado e o Instituto Pereira Coruja, em Taquari.

Cássia ressalta que o retorno presencial não é obrigatório. As famílias que ainda têm receio podem continuar no ensino remoto. A coordenadora explica que a prioridade pelas atividades de ensino presencial deve ser para as famílias que fazem parte do CadÚnico, que estão em vulnerabilidade social e para os alunos que estão com dificuldades no aprendizado.

A coordenadora diz que a volta às atividades presenciais era esperado pela comunidade escolar. “Nós já esperávamos por esse retorno há bastante. A gente sabe que os alunos estão precisando dessa retomada. O ano passado, quando algumas escolas retornaram (algumas não puderam por decretos e outras situações), foi muito positivo o retorno das escolas em relação ao aprendizado, ao resgate e à retomada desse vínculo com as escolas, dos alunos com os professores. Então, esperávamos, sim, por esse retorno e vamos torcer para que dê tudo certo. É o que nós queremos, que seja tudo com segurança e não tenhamos problemas.”

Calendário de retorno para as aulas presenciais na Rede Estadual

Até 30/4 – Organização das escolas

• Segunda-feira (3/5) – Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
• Quarta-feira (5/5) – 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
• Sexta-feira (7/5) – Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
• 10/5 – 1º ano do Ensino Médio
• 12/5 – 2º e 3º anos do Ensino Médio
• 13/5 – Ensino técnico e Curso Normal

Calendário para escolas com o seguinte perfil:

– somente Ensino Médio;
– escolas EJA e Neejas;
– escolas com somente educação profissional;
– escolas especiais.

• 3/5 e 4/5 – Organização das escolas
• 5/5 – Aulas presenciais

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui