Com shows em drive-in, Semana Farroupilha de Lajeado se reinventa na pandemia

Realização da atividade foi confirmada nesta quinta-feira (20), pelos organizadores. Será de 13 a 20 de setembro, com apoio da Rádio Independente.


0

A exato um mês da maior data para os gaúchos, o 20 de setembro, Lajeado definiu, nesta quinta-feira (20), como vai celebrar a Semana Farroupilha este ano. Em virtude da pandemia não poderá ser repetido o Acampamento Farroupilha, sucesso em 2019. Shows tradicionalistas em modelo drive-in serão as novidades, além de adaptações para permitir que o momento possa ser lembrado, mesmo com distanciamento social.


OUÇA A REPORTAGEM


Secretário Reckziegel e presidente da AMTG, Daniel Becker, visitaram a Rádio Independente para falar da atividades (Foto: Natalia Ribeiro)

O esboço prévio da programação foi definido na manhã desta quinta-feira (20), em reunião na Casa de Cultura, em Lajeado. Participaram da formatação o presidente da Associação Municipal Tradicionalista Gaúcha (AMTG), Daniel Becker, o responsável pelo Setor de Eventos da Rádio Independente, Ditmar Henrique Born, e o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Reckziegel.

De acordo com Becker, foi realizado um esforço para, mesmo com a pandemia, não esquecer da data máxima dos gaúchos. “Não deixando passar em branco. Seguimos com as reuniões, até porque não tínhamos a certeza de quando isso iria terminar. Existia uma previsão, uma projeção, de que passaria da Semana Farroupilha”.

Valorizar a cultura local foi outro objetivo, conforme o secretário Reckziegel. A categoria foi amplamente atingida pelas restrições impostas pela doença. “Shows com os nossos talentos locais e regionais. A pessoa irá até o Parque do Imigrante, no conforto do seu carro, para assistir as apresentações”, destaca ele. Lida Bruta, Bate Casco, Cincerro de Prata e Alma Crioula estão confirmados neste modelo.

A realização é da AMTG e da Rádio Independente, com parceria da administração municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. No drive-in será solicitada a entrega de um quilo de alimento não perecível. É possível que a programação sofra alterações e tenha a inclusão de mais atrações nos próximos dias.

Programação

13/9, domingo, das 10h às 11h: abertura com acendimento da chama, hino e pronunciamentos. Local: Quiosque da Rádio Independente.

14/9, segunda-feira, 19h às 21h: palestra sobre a origem e dados da Semana Farroupilha, com a AMTG e participação de patroas. Local: Quiosque da Rádio Independente.

15/9, terça-feira, das 19h às 21h: Encontro de Gaiteiros, show de Luiza Barbosa, oficina de cutelaria e bate-papo sobre rodeio. Local: Quiosque da Rádio Independente.

17/9, quinta-feira, das 19h às 21h: show Athaualpa Maicá, oficina doma e orientações da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Local: Quiosque da Rádio Independente.

18/9, sexta-feira, das 19h às 21h: shows drive-in com Grupo Lida Bruta e Grupo Bate Casco. Local: Parque do Imigrante.

19/09, sábado, das 10h às 11h: entrevista no programa Papos de Mulher, da Rádio Independente, com a 1ª Prenda Adulta do Rio Grande do Sul em 2018, Jéssica Thaís Herrera, de Lajeado. Local: Rádio Independente.

19/09, sábado, das 19h às 21h: apresentação de Stella Maris e shows drive-in com Grupo Cincerro de Prata e Grupo Alma Crioula. Local: Parque do Imigrante.

20/09, domingo, das 10h às 11h: missa crioula e apresentação da Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje). Local: Quiosque da Rádio Independente.

A organização ainda trabalha para definir como será feita a transmissão das atividades. Há a previsão de que todas sejam realizadas ao vivo, pela internet. No caso das programações no Quiosque da Rádio Independente será respeitado o distanciamento social e o número máximo de 15 pessoas.

Em publicação no Diário Oficial, na edição desta quinta-feira, a Prefeitura de Lajeado regulamentou a realização do evento e a destinação de R$ 51.500,00. A maior parte do valor, de R$ 20 mil, a ser aplicado em sonorização, iluminação, telão e cobertura. A Rádio Independente não receberá qualquer valor para sediar parte do evento.

Texto: Natalia Ribeiro
jornalismo@independente.com.br


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui