Combate à Covid: “Ninguém pode abrir mão ou deixar de lado a sua responsabilidade pessoal”, afirma presidente do Codevat

Luciano Moresco defende flexibilizações a setores como o comércio, mas pede conscientização e respeito às medidas restritivas


0
Luciano Moresco (Foto: Divulgação)

O presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari, Luciano Moresco, defende flexibilizações para setores da economia como o comércio, mas ressalta a responsabilidade individual no combate ao coronavírus. “Ninguém pode abrir mão ou deixar de lado a sua responsabilidade pessoal. Só esse movimento vai fazer com que o coletivo melhore.” Em entrevista ao programa Troca de Ideias desta quinta-feira (18), Moresco falou sobre a perspectiva do retorno da cogestão no Modelo de Distanciamento Controlado do RS, a partir da próxima segunda-feira (22).


ouça a entrevista

 


 

“Eu tenho tido muito cuidado em ter uma posição em favor da economia ou da saúde. Eu acho que a gente não precisa trabalhar dessa forma”, pondera. Moresco defende flexibilizações, “mas, acima de tudo, o que a gente precisa é ter a responsabilidade”. “A gente precisa ter ciência da responsabilidade que cada um tem, mas me parece que precisa se ter medidas mínimas de flexibilização, com todos os cuidados necessários”, ressalta.

“Tem que se fazer, sim, alguma flexibilização, por que não é só os doentes que estão na UTI. É o paÍs inteiro que está na UTI, é o estado inteiro que está na UTI. Entendo que todos nós estamos no limite das nossas forças, das nossas condições, seja elas de saúde ou questões econômicas”, observa.

O próprio Moresco tem um irmão de 51 anos internado em UTI há 12 dias e, segundo ele, agora está apresentado uma melhora em seu quadro de saúde.

“As coisas precisam andar unidas no sentido de buscar as melhores alternativas”, argumenta. “Ninguém pode dizer ‘esse problema não é meu’. O problema é de todos, e só com essa consciência coletiva a gente tem uma perspectiva de antecipar as soluções”, diz.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui