Começa duplicação da BR-386

Primeira etapa contemplará 20,3 quilômetros da rodovia, entre Marques de Souza e Lajeado


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Foto: CCR ViaSul / Divulgação

A CCR ViaSul deu início à duplicação da BR-386 na manhã desta quinta-feira (1º). O primeiro trecho a receber a melhoria, com 20,3 quilômetros de extensão, vai do km 325,5 em Marques de Souza até o km 345,8, em Lajeado. A concessionária aguardava há cinco meses o recebimento da Autorização de Supressão Vegetal (ASV) para iniciar os trabalhos de preparação para o pavimento. A análise prévia do local, bem como as instalações do canteiro de obras e alojamentos, além da preparação do maquinário e das frentes de obras, já foram concluídas.

Ao todo, nesta primeira etapa de duplicação, estão previstos investimentos em torno de R$ 250 milhões. “É a obra mais importante do Estado. Nos duplicaremos nessa etapa 20 quilômetros, entre Marques de Souza e Lajeado, dos 170 quilômetros de duplicações em dez anos”, ressalta o diretor-presidente da CCR ViaSul, Fausto Camilotti.

Além da duplicação dos 20,3 quilômetros, a concessionária irá construir 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores.

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Num primeiro momento, a obra está focalizada na remoção da vegetação ao longo do trecho, e o maquinário ainda não trabalha na pista. Por enquanto, o tráfego flui normalmente. Ainda irá implantar diversos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais. O contrato de concessão da rodovia prevê a conclusão da duplicação dos 20,3 quilômetros até fevereiro de 2023.

Camilotti manifesta preocupação com o encurtamento do cronograma, em função do atraso na emissão das licenças necessárias (ele reforça que, por parte da CCR ViaSul, estava tudo certo, com a documentação em dia). Os cinco meses de espera fizeram com que a concessionária redimensionasse as etapas.

O gestor reconhece que há prejuízos no cronograma de entrega do primeiro ano. A concessionária entregaria 10 kms de duplicação até fevereiro de 2022. Apesar disso, Camilotti afirma que a empresa mantém o compromisso terminar as obras entre Marques de Souza e Lajeado até fevereiro de 2023.

Confira a especificação das obras

Marques de Souza

– Construção de novos acessos (km 310,5, km 310,6, km 315,8, km 324,8, km 325,8, km 326,8 e km 329,3);
– Construção de novos retornos (km 312,1, km 314,2, km 324,2, km 330,5 e km 337,5);
– Construção de nova passarela (km 325,8);
– Readequação de interconexão (km 317,3);
– Construção de nova ponte e alargamento da ponte já existente sobre a Várzea Marques de Souza I, II, III e IV;
– Implantação de nova iluminação na via principal.

Forquetinha

– Melhoria de acesso (km 338);
– Construção de nova passarela (km 338).

Lajeado

– Criação de novos acessos viários à Forquetinha;
– Construção de nova ponte e alargamento da ponte já existente sobre o Arroio Forquetinha;
– Construção de novas vias marginais em ambos os lados da rodovia (do km 339,3 ao km 345,8);
– Construção de novas passarelas (km 338, km 342,5, km 344,3, km 346,6 e km 347,9);
– Novas passagens inferiores e superiores (km 339,8, km 344,4 e km 345,3);
– Novo acesso no km 338;
– Nova interconexão no km 341,7;
– Readequação de interconexões no km 346,1, no km 347,1 e no km 348,9;
– Implantação de nova iluminação na via principal e marginais.

VÍDEO: Repórter Luís Fernando Wagner acompanha o início das obras

 

O que deve ser entregue em uma década

Em nove anos, a CCR ViaSul irá duplicar mais de 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado, beneficiando 22 municípios ao longo do trecho de concessão. Ao todo, na BR-386 no trecho entre Canoas e Carazinho, serão duplicados 225,2 quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais.

Ainda serão construídos 52 novos acessos, 28 novas interconexões, 27 retornos em nível, 18 novas passarelas, quatro passagens inferiores e 58,3 quilômetros de nova iluminação. Todo esse investimento faz parte do programa de Concessão Federal no Rio Grande do Sul, tendo como órgão regulador a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). AI/LF

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