“Cometa do Diabo” já é visível no Hemisfério Norte e poderá ser observado no Brasil

Atualmente, o cometa já pode ser avistado em algumas regiões do Hemisfério Norte, com a ajuda de instrumentos astronômicos


0
Foto: Wikimedia

O Cometa do Diabo, como é popularmente conhecido, está se aproximando da Terra, oferecendo uma oportunidade única para observadores do céu. Descoberto em 1812 pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons, o 12P/Pons-Brooks ganhou esse apelido devido a uma explosão em julho de 2023, que distorceu sua coma em uma forma de chifres.

Atualmente, o cometa já pode ser avistado em algumas regiões do Hemisfério Norte, com a ajuda de instrumentos astronômicos. Sua magnitude atual de 5,0 o torna mais brilhante do que o planeta Urano do nosso Sistema Solar.

Para os observadores do Hemisfério Sul, como no Brasil, a expectativa é que o cometa se torne visível por volta de 19 ou 20 de abril. Nesse momento, ele atingirá seu brilho máximo, potencialmente alcançando uma magnitude de 3,0.

Isso significa que ele será visível a olho nu ou com binóculos, embora a proximidade do cometa com o Sol no céu possa dificultar as observações, especialmente em áreas urbanas com poluição luminosa, como na cidade de São Paulo.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui