Comissária cria ‘lista VIP’ para ricos furarem fila da vacina de covid nos EUA

Na lista havia o nome dela e de moradores dos dois CEPs mais ricos da região.


0
Baugh assumiu que era responsável pela seleção dos CEPs que serão prioritários para a vacinação da covid-19 (Foto: Reprodução/Facebook)

A presidente do comissariado do condado de Manatee, na Flórida (EUA), foi criticada por criar uma lista “VIP” de pessoas ricas que se tornariam prioritárias para receberem a vacina contra a covid-19, furando a fila de imunização. Na lista havia o nome dela e de moradores dos dois CEPs mais ricos da região que receberiam as novas três mil doses que serão disponibilizadas no condado.

De acordo com o jornal Herald-Tribune, Vanessa Baugh enviou um e-mail — com o título “nomes para a lista” — ao diretor de segurança pública do condado, Jake Saur. No texto havia a lista dos nomes dos moradores ricos — e majoritariamente brancos — dos dois CEPs que deveriam ser priorizados para receberem a vacina.

A lista VIP, que incluía o nome de Baugh, fazia parte do planejamento para a imunização, comandada pela Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida. Na teoria, a Baugh teria que usar o sistema de loteria que, a partir de uma lista de pessoas elegíveis para receberem a vacinação, promove a escolha aleatória dos próximos nomes da fila. A decisão para o uso desse sistema aconteceu no último mês e a presidente havia votado a favor da opção.

O site do departamento de saúde local determina que, neste momento, idosos com 65 anos ou mais que moram em tempo integral ou parcial na Flórida são o grupo prioritário da vacinação, assim como os profissionais da saúde.

Fonte: UOL


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui