Comitê da Bacia Taquari-Antas se reúne nesta sexta para definir ações com foco na prevenção de eventos climáticos extremos

Representantes de diferentes categorias participam de audiência em Caxias do Sul, com o objetivo de concluir a última fase do plano


0
Foto: Nícolas Horn

O Comitê da Bacia Taquari-Antas se reúne com autoridades e representantes de diferentes categorias nesta sexta-feira (28), para definir ações com foco na prevenção de desastres climáticos extremos.

Essa é a última etapa do plano de ação da bacia. A fase A, de diagnóstico e prognóstico, e a fase B, que estabelece os cenários a serem trabalhados, estão finalizadas desde 2012. Até então, nenhuma das 28 iniciativas propostas foram aplicadas pelo governo estadual. Entre as alternativas indicadas pelo estudo estão a conservação do solo, o armazenamento de água das chuvas, preservação da mata ciliar, desassoreamento e dragagem.

O comitê precisou definir dois eixos principais a serem trabalhados a partir de agora, optando por analisar a questão da qualidade da água, afetada pela matéria orgânica, e principalmente a gestão de eventos climáticos extremos.

De acordo com a presidente do comitê, Adelaide Nuvens Kegler Ramos, o órgão responsável por elaborar os projetos e angariar recursos é o Departamento de Recursos Hídricos do Estado. O encontro na Universidade de Caxias do Sul (UCS) dividirá os participantes em grupos, a fim de coletar sugestões para definir os próximos passos. “Algumas ações a gente começa a executar num tempo maior, outras nem tanto”, pontua.

O evento iniciará às 9h e seguirá com as oficinas ao longo do dia. A proposta é estudar a bacia hidrográfica como um todo, desde as cabeceiras até a parte baixa, analisando também ações específicas para cada local.

Texto: Eduarda Lima
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui