Comitiva de Lajeado discutirá municipalização da ERS-421 em Porto Alegre

Prefeito Marcelo Caumo (PP) confirmou participação na reunião.


0
Moradores e empresários já demonstraram interesse na municipalização da via (Foto: Arquivo / Natalia Ribeiro)

A municipalização da ERS-421, no Bairro Conventos, em Lajeado, deve ser tema de reunião no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), em Porto Alegre. O encontro está agendado para a manhã da quinta-feira (9). O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), confirmou a sua participação, junto do coordenador de projetos da administração, Isidoro Fornari.

O Daer é responsável pela manutenção da via, porém, há anos a comunidade pede a municipalização do trecho de aproximadamente seis quilômetros, com a justificativa de que a proximidade local com a prefeitura poderia facilitar a obtenção de reparos.

Nesta quarta-feira (8) um grupo do Vale do Taquari foi ao Daer, em Porto Alegre, para tratar da municipalização da via, que é o principal acesso ao Bairro Conventos. Estiveram presentes a assessora parlamentar Mareli Vogel, o empresário e corretor de imóveis Adair Ruppenthal, o agente administrativo da 11ª Superintendência Regional do Daer em Lajeado, Sadi Marques, e o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino.

Lembra: Moradores e empresários querem municipalização da ERS-421

Conforme Mareli, no encontro o departamento demostrou interesse na municipalização. “A via se tornou um local de moradia, com muitas casas. Até por isso o Daer tem muito interesse em repassá-la à responsabilidade do município”, disse. No encontro com o prefeito Caumo deverão ser abordadas as questões legais que envolvem o processo. A Prefeitura de Lajeado fez projeto de lei tratando do assunto, o qual recebeu aprovação na Câmara de Vereadores no dia 18 de dezembro.

O projeto, contudo, não é o suficiente para garantir a transferência de responsabilidade. A Prefeitura, que inclusive teria agendado a reunião com o Daer para amanhã, deverá oficializar o pedido de municipalização. O mesmo deverá ser feito pela administração de Forquetinha, visto que a discussão compromete o perímetro que vai da BR-386 (Conventos) até a Ponte do Stork, em Forquetinha. Ambos os governos ainda precisarão formalizar o intento ao governo do Estado.

Registro do encontro desta quarta-feira (8) no Daer, com Ruppenthal, Mareli, Marques e Faustino (Foto: Reprodução)

Conforme informações do Daer, repassadas ao Grupo Independente por Mareli, a municipalização poderia ser feita em 2020, mesmo que este é um ano eleitoral. Quando discutida pelos vereadores de Lajeado a proposta foi colocada em dúvida por conta do período. “Recentemente a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) emitiu um parecer que permite o trâmite”, colocou a assessora parlamentar.

Em 2018 os vereadores de Lajeado aprovaram a municipalização da ERS-413, entre o município e Santa Clara do Sul. O processo ainda não foi finalizado. A outra prefeitura não teria encaminhado a mesma proposta ao Poder Legislativo.

Texto: Natalia Ribeiro / jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui