Como a cidade de Estrela se organiza no combate à violência contra a mulher

E mais: Na Cozinha, Estilo e Papos Com Quem Sabe.


0
Foto: Rodrigo Gallas

Como a cidade de Estrela se organiza no combate à violência contra a mulher foi a pauta do bate-papo do programa Papos de Mulher deste sábado (5). Recebemos na bancada Ioná Carreno e Renata Cherini, ambas são integrantes da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher de Estrela.


ouça a entrevista

 


 

Em novembro, a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher de Estrela completou um ano de sua reativação. A organização é um espaço para refletir e propor ações de enfrentamento à violência, bem como organizar os fluxos de atendimento. É paralela ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, cuja lei de criação foi sancionada também em novembro de 2019 pelo Executivo — ambos se complementam.

A Rede de Atendimento reúne ações e serviços das áreas da assistência social, justiça, segurança pública e saúde, integrando a Rede de Enfrentamento. Buscando a identificação e encaminhamento adequados das mulheres em situação de violência e a integralidade e humanização da assistência, a Rede de Atendimento é composta por serviços especializados que são aproximados por meio da sua atuação.

Uma das ações mais significativas desde sua reativação foi o “ônibus lilás”, que levou orientações e atendimentos psicossociais aos munícipes. Foi em março deste ano, o mês da mulher.

Um dos eixos da Rede, a Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar presta atendimento às mulheres. Com funcionamento desde 1º de abril de 2020 no município, a patrulha especializada acompanha as vítimas que tiveram mandado judicial solicitando a necessidade de visitas. Em alguns dias da semana, policiais capacitados para este serviço, vão até as casas destas mulheres. Já as denúncias de Maria da Penha são atendidas 24h por dia pela BM, independente do policial — se é capacitado, ou não.

A Rede tem o papel de conscientizar as mulheres a denunciarem os agressores. Quando a Patrulha Maria da Penha entra em ação é porque a violência física já foi consumada. Em paralelo ao trabalho da Patrulha Maria da Penha, há a atuação do Creas que faz o trabalho de assistência psicológica, social e jurídico. Como acontece com a Patrulha, todas as mulheres que recebem medidas protetivas são encaminhadas para uma acolhida no Creas.

Ainda fazem parte da Rede o Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário, Delegacia de Polícia, Brigada Militar com a Patrulha Maria da Penha, o Creas e o Setor do Trabalho da Sedesth. Em comemoração ao primeiro ano da reativação, a Rede realizará algumas ações pontuais. Eventos não serão possíveis de realizar devido à pandemia.

 


Consultor Douglas Petry (Foto: Divulgação)

Estilo, por Douglas Petry

Moda, arte, decoração, estilo e bom gosto são pautas para o consultor Douglas Petry no quadro “Estilo”.

Neste sábado (5), a pauta é a presença da princesa Diana em série na Netflix.

Ouça!


 

Bruna Geller Ribeiro (Foto: Divulgação)

Papos Com Quem Sabe

A edição deste sábado (5) do quadro Papos Com Quem Sabe é com a Bruna Geller Ribeiro.

A designer de moda e conselheira de autoimagem e estilo fala sobre como evitar de se comparar com outras pessoas nas redes sociais.

Ouça!

 


Na cozinha: Falso Suflê de Chocolate

com Daniel Bortolini.

Ingredientes

  • 100 g de chocolate amargo picado
  • 100 g de manteiga
  • 3 ovos
  • 80 g de açúcar mascavo (1/3 de xícara)
  • 40 g de farinha de trigo (2 colheres de sopa cheias)
  • 2 colheres (sopa) de rum (opcional)

Preparo:

  • Preaqueça o forno a 200 ºC.
  • Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas, mexendo bem a cada 30 segundos. Reserve.
  • Em uma tigela bata bem (com um batedor de arame) os ovos, a farinha, o açúcar e o rum até que todos os ingredientes estejam incorporados. Despeje a mistura de chocolate gradualmente e misture bem.
  • Unte quatro forminhas ou uma assadeira pequena com manteiga e polvilhe com açúcar. Despeje a massa e leve para assar por 10 a 15 minutos. Sirva imediatamente com uma bola de sorvete de creme.

Receita e imagem: elle.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui