C2B Imóveis: Como organizar as finanças para comprar sua casa


0

Adquirir a casa própria é o sonho de muitas pessoas, porém, é fundamental que haja foco, organização e determinação na hora do planejamento financeiro para a realização desse sonho.

O seu orçamento deverá ser reduzido para evitar gastos desnecessários e o acúmulo de dívidas. Além disso, nesse aspecto será necessário realizar alguns sacrifícios.
Se você está realmente focado e com muita determinação, pode ficar tranquilo, pois será totalmente possível adquirir seu imóvel.

Pensando em lhe ajudar no planejamento para comprar sua casa própria, a C2B Imóveis preparou dicas importantes de organização e planejamento financeiro. Acesse o blog e confira mais artigos como esse.

Realize um planejamento

Adquirir seu imóvel próprio pode ser o maior investimento que você fará para levar a vida tranquilamente, por isso é uma decisão que necessita de planejamento e muito foco.
Para que tudo dê certo, é necessário certificar-se que nada sairá do planejamento realizado em cima de sua renda e gastos. Para isso

  • analise a quantia que será poupada mensalmente;
  • realize projeções de valores poupados;
  • desenvolva uma planilha para registrar despesas e ter um controle mais certeiro de como anda seu planejamento.

Defina prioridades

Definir suas prioridades é um dos passos iniciais para quem deseja realizar o sonho da casa própria.

Coloque todas as suas despesas no papel e analise o que poderá ser dispensado. Avalie com cuidado o que é gasto com lazer e serviços que poderão ter os valores diminuídos, como TV, telefone e internet, entre outros.

Outra dica interessante é abrir mão de programas que você realiza ao menos uma vez na semana e restringi-los para uma vez ao mês.

Cortando esses gastos menores que não parecem fazer diferença, você perceberá no final do mês o quanto terá poupado.

Invista

Uma ótima ideia pode ser investir o seu dinheiro, em vez de deixá-lo parado na poupança.
Para investir é necessário um determinado conhecimento do mercado e da economia, por isso estude sobre as aplicações que serão mais vantajosas e as variações de mercado.
Pesquise suas opções

Dependendo do valor inicial que você conseguir investir, é bem interessante pesquisar as opções de financiamentos imobiliários que o mercado disponibiliza.

Realize simulações de financiamentos através de sites ou diretamente com seus negociantes, isso lhe trará uma noção do valor que ficaria seu financiamento.

Cartão de crédito

Se possível, livre-se do seu cartão de crédito. Mesmo que ele seja muito útil em diversas situações, acaba tornando-se uma despesa a mais.

Ao nos propormos a guardar dinheiro, é preciso esquecer o cartão de crédito ou ao menos evitar sempre que possível seu uso.

Vá desligando-se dos gastos com cartão de crédito ao poucos e, quando for possível, zerá-lo; deixe-o como uma reserva apenas para emergências.

Utilize o FGTS

Se você trabalha com contratação CLT e tem três anos de contribuição para o FGTS, pode resgatar o valor acumulado para a compra da sua casa própria.

A exigência para a retirada desse dinheiro é que você seja o titular ou coobrigado no financiamento que deseja realizar.

Organizar as finanças e economizar nem sempre é uma tarefa fácil, mas seguindo essas dicas e com as mudanças de hábitos seu objetivo poderá ser alcançado.

Ao realizar sacrifícios, lembre-se que tudo valerá a pena, afinal é para a concretização do seu sonho.

Gostou desse conteúdo? Para saber mais, separamos um artigo com um checklist para quem deseja comprar um imóvel; acesse AQUI.

 

Este é um conteúdo de divulgação comercial e de responsabilidade de seus idealizadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui