“Compete a nós escrevermos mais um capítulo da história”, diz prefeito no aniversário de Lajeado

Evento que marca os 130 anos do município foi realizado na manhã desta terça-feira (26), com lançamento da nova logomarca.


0
Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, na cerimônia de aniversário de 130 anos de Lajeado (Foto: Gabriela Hautrive)

Para celebrar seus 130 anos de emancipação, o município de Lajeado promoveu um ato comemorativo com lançamento de uma nova logomarca. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (26), no Largo da Prefeitura, cumprindo protocolos de distanciamento social e uso de máscara. A logo está exposta em frente à prefeitura e mostra os dizeres “Lajeado 130 anos, orgulho da nossa gente”, que será usada ao longo do ano em eventos do Poder Executivo. Ela não substitui o brasão e também está à disposição de qualquer instituição ou entidade que deseje fazer o uso.


ouça a reportagem

 


A proposta surge como uma releitura do brasão da cidade, que mostra também “ondas” representando Rio Taquari, como explica o prefeito, Marcelo Caumo (PP). “O brasão traz diversos elementos, e um deles é o Rio Taquari. Então fizemos questão de trazer ele para demonstrar a importância que teve no início da colonização, início da nossa cidade”, destaca. O chefe do Executivo falou sobre fazer parte de um momento histórico para cidade, que é a celebração de 130 anos. “Agradeço a todos aqueles passaram e trouxeram nos até aqui, e agora compete a nós escrevermos um capítulo da nossa história que será contado daqui há alguns anos”, pondera Caumo.

Nos próximos dias, um selo comemorativo usando a marca será apresentado pelos Correios. Outros eventos já estão programados ao longo do ano para celebrar os 130 anos. Entre eles, uma exposição fotográfica com fotos antigas do município e uma nova etapa do projeto “Arte na Cidade”, quando artistas plásticos poderão fazer intervenções e expressar sua arte em espaços físicos do município tendo os 130 anos como tema.

A vice-prefeita de Lajeado, Glaucia Schumacher (PP), também falou sobre a importância do momento. “É um orgulho para nós estarmos aqui, como diz a nossa marca: ‘orgulho da nossa gente’. É isso que temos de mais precioso, nossa gente. Todo mundo que construiu, passou por aqui, deixou sua marca e hoje conseguimos comemorar por causa desta construção”, ressalta.

A cidade de Lajeado foi fundada em 1855 como uma colônia. Depois, surgiu o povoado, que se desenvolveu com a construção de um engenho na área onde fica atualmente o Parque do Engenho. Em 1891, a localidade desmembrou-se de Estrela, o município mãe, surgindo então a cidade de Lajeado. Por isso, o ano de 1891 é a referência para o aniversário da cidade.

Evento contou com autoridades dos poderes Executivo e Legislativo (Foto: Gabriela Hautrive)

Logomarca comemorativa

A marca traz linhas onduladas que representam o Rio Taquari, onde originou-se a cidade. As linhas onduladas também estão presentes na parte inferior do brasão do município, então representam também uma conexão com o passado. Tanto na marca comemorativa quanto no brasão, as ondas valorizam a relevância do Rio Taquari para o desenvolvimento do município e simbolizam, também, a sintonia entre os diversos atores da comunidade.

São também um compromisso do município em retomar seu olhar em direção ao rio, o que vem sendo feito com novos investimentos junto a este trecho e com projetos de embelezamento que deverão tomar forma nos próximos meses, gerando a valorização desta área natural.

Na marca, há ainda o slogan “Orgulho da Nossa Gente”, que tem dois significados: indica que o município tem orgulho de sua gente, das realizações e conquistas até aqui, e ao mesmo tempo aponta também que as pessoas que nasceram em Lajeado ou escolheram a cidade para viver têm orgulho deste lugar.

A logo está exposta em frente a prefeitura e mostra os dizeres “Lajeado 130 anos, orgulho da nossa gente” (Foto: Gabriela Hautrive)

Vídeo pelo aniversário de 130 anos

Um vídeo comemorativo aos 130 anos do município está sendo divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Lajeado. No vídeo, fotos antigas do arquivo histórico municipal retratam momentos e fatos curiosos da história da cidade. O vídeo pode ser conferido clicando aqui.

 

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui