Comportamento das Formigas


2
Foto: Divulgação

Tem me chamado a atenção o comportamento das formigas mesmo estando no inverno. Outras pessoas também fizeram referência a isto: mesmo nesta época estão cortando e carregando basta o dia ter sol e temperatura amena. A princípio elas deveriam estar quietas em suas colônias (ninho).


ouça

 


Quem não se lembra da fábula “A cigarra e a formiga”, característica de trabalhadora cooperativa dada a este inseto. Quem observa as condições climáticas acompanhando os animais faz um alerta: se as formigas estão trabalhando é sinal de inverno rigoroso com frio e umidade.

A formiga é um inseto social e se organiza sem liderança. A rainha (tanajura) tem a função de reprodução junto com o macho (bitu), as operárias, carregadeiras, cortadeiras, jardineiras, soldados cada um com sua função transferida “geneticamente”.

No voo nupcial (revoada) a rainha jovem com o feromônio, que não atrai os irmãos do ninho, encontra outro macho e faz a cópula, perde as asas e procura um lugar no solo para iniciar o novo ninho. O macho morre depois do acasalamento. Os ovos fecundados darão fêmeas e operarias os assexuados machos.

Existem 9536 espécies de formigas catalogadas, fora as ainda não descobertas, no mundo. Só no Brasil são 2000 conhecidas. Elas representam entre 15% e 20% da biomassa (peso) dos animais da terra. E estão no mundo há mais de 100 milhões de anos se adaptando.

Das formigas cortadeiras são conhecidas 14 do gênero “Atta” e mais de 25 do gênero “Acromyrmex” e cada um com sua forma com seu comportamento e forma de construir ninhos. Por isso da importância de saber qual a formiga que esta cortando para combater com eficiência. Desde a colocação dos ovos até se tornarem adultas em média levam de 6 a 10 semanas.

A rainha pode viver cerca de 10 anos e coloca ovos numa velocidade e quantidade espantosa. Há cálculos que em certos momentos um ovo a cada dois segundos.

Elas ao cortarem levam as folhas para o ninho para cultivarem fungos, este sim seu alimento. E podem carregar até 50 vezes seu peso. Quem já não viu o desenho animado “A formiga atômica”, é por isto que tem a força toda.

São capazes de produzir ácido fórmico, daí sai o seu nome, para sua defesa. Para algumas pessoas causa alergia, para seus inimigos e presas provoca a paralisia e serve de defesa. Também produzem os “feromônios” que coloca no ambiente e usado para de orientação às companheiras. As antenas servem para sentirem os cheiros e se orientar. O primeiro par de patas tem como função limpar as antenas. Pode observar estão sempre tateando.

Mas lembramos dela só quando cortam e causam prejuízo. Tem o outro lado no equilíbrio ambiental ela tem função de importância na natureza. Poucos lembram. São responsáveis pela fertilização do solo quando modificam a parte física e orgânica. Abrem galerias e ninhos, carregam material orgânico, permite a troca de ar e umidade, enfim revolvem a terra.

Também fazem o controle de outros insetos, aranhas etc. e são participantes do equilíbrio ecológico. Só causam danos significativos quando o homem já fez sua parte tendo desequilibrado o ambiente antes dela. A monocultura é bem característica disto.

2 Comentários

  1. Conteúdo muito especial, sou fascinada pelas formigas. Gostaria de receber tipos de materiais como este.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui