Comtur de Estrela é reativado visando fomentar o turismo pós-pandemia

Conselho não atua desde 2017. Conforme a turismóloga Elisabete Lenhard, tendência é que pessoas busquem por destinos mais próximos a partir de agora.


0
Alambique Berwanger é dos pontos turísticos de Estrela, localizado em linha São José, no interior do município (Foto: Amturvales / Divulgação)

A pandemia, causada pelo novo coronavírus, afetou muitos setores e também provocou algumas mudanças, pois foi preciso se reinventar. E já avaliando um cenário após o que estamos vivendo atualmente, Estrela trabalha em ações para movimentar o turismo local. Sem funcionamento desde 2017, recentemente foi reativado o Conselho Municipal de Turismo da cidade, que visa também fazer parte de um processo de regionalização, com ações importantes voltadas ao setor. Além disso, foi criada a “Semana Farroupilha Gastronômica”, que acontece no momento.


OUÇA A REPORTAGEM 


Turismóloga de Estrela, Elisabete Lenhard (Foto: Gabriela Hautrive)

Segundo a turismóloga de Estrela, Elisabete Lenhard, o objetivo principal, com o Comtur, é justamente uma retomada da economia para o setor. “No cenário que estamos prospectando, é que as viagens serão locais. Pessoas da região metropolitana, que tinham como destino Santa Catarina, São Paulo, por exemplo, vão reduzir e fazer viagens mais curtas”, explica. O conselho é formado por 14 membros, envolvendo os setores de gastronomia, hospedagem, artesanato, agricultura, educação, cultura e planejamento. “Estamos nos preparando para receber os turistas”, completa. Para o mês de outubro está sendo planejada uma ação semelhante em alusão ao Dia das Crianças.

E para manter viva a tradição do Rio Grande do Sul, juntamente com a impossibilidade de realizar eventos com aglomeração, foi criada a Semana Farroupilha Gastronômica. O evento iniciou nesta terça-feira (15) e se estende até o próximo domingo, dia 20 de setembro. A ideia é que os 15 estabelecimentos participantes, todos do ramo da alimentação, criem pratos típicos da culinária gaúcha. “Tá sendo bem bacana, já tivemos o feedback bem legal do primeiro dia, o pessoal faz a reserva, retira o alimento e faz sua refeição na segurança de seu lar”, relata Elisabete.

Lei Aldir Blanc

Também envolvendo o turismo, em Estrela serão disponibilizados R$ 257 mil para o setor cultural,  através da Lei Aldir Blanc. O valor será repassado a 118 pessoas físicas, empresas e entidades, que solicitaram o benefício pelo cadastro disponibilizado pelo município. O valor de R$ 600 é fornecido em três parcelas. Os editais para liberação dos recursos estão em fase se conclusão e o benefício deve ser disponibilizado nos próximos dias.

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui