Centenas de pessoas acompanham o velório do professor de música Gustavo Luís Rauber, de 28 anos, no Clube Esportivo Travesseirense, em Travesseiro, nesta segunda-feira (15). As homenagens, que começaram durante a tarde, serão realizadas até a manhã de terça-feira (16), quando o corpo será enterrado no Cemitério Católico municipal. Uma missa na Igreja Matriz, às 9h, antecede o sepultamento. O educador foi vítima de um acidente de trânsito na VRS-811, que liga Travesseiro a Arroio do Meio.


Ouça a reportagem


Educador musical, o jovem cultivou a admiração da comunidade regional. Atualmente lecionava em instituições de Travesseiro e Marques de Souza, cidades onde conduzia as orquestras municipais, além de ministrar aulas no Colégio Madre Bárbara, em Lajeado. “Rauber vinha realizando trabalhos fantásticos. É uma perda significativa para o Vale do Taquari”, lamenta o professor de Música do Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã (IEEEM), Ricardo Petter.

Foi no Estrela da Manhã que o jovem estreitou o gosto pela música com a paixão pela educação. Enquanto aluno do Curso Normal (Magistério), ele deixava claro seu envolvimento com as duas áreas. “Sempre estivemos confiantes de que a dedicação que ele mostrava nos trabalhos também seria praticada na sala de aula, e assim foi”, explica o antigo professor.

Família preparou um memorial com objetos do jovem professor. (Foto: Natalia Ribeiro)

Logo depois de encerrar o curso, Rauber concluiu a graduação, pós-graduação e, recentemente, havia defendido tese de mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sempre tendo a música como tema principal. Rauber e Petter desenvolviam um trabalho, desde 2016, no colégio de Lajeado. “Neste ano ele havia iniciado as aulas para a formação de um conjunto instrumental no Madre Bárbara, sendo regente do grupo”, conta Petter.

Para Petter, o jovem deixa um legado de comprometimento. “Uma grande lição, um exemplo, não somente como profissional, mas como pessoa. Exemplo de alguém comprometido com a comunidade e com o trabalho. Ele sempre foi ao máximo, fazendo com que a música transformasse vidas”, afirma.

Marques de Souza e Travesseiro decretam luto oficial

As prefeituras de Marques de Souza e Travesseiro decretaram luto oficial de três dias pela morte de Rauber. Nesta terça-feira (16) haverá aula nos turnos da manhã e tarde na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes, em Marques de Souza.

Nas creches municipais a interrupção do atendimento será apenas pela manhã. Na prefeitura, o expediente se inicia às 13h.

A prefeitura de Travesseiro não terá atendimento ao público. A Escola Pedro Pretto suspendeu as atividades durante a terça-feira. NR/MS/DB/RS/CP

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui